Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CAPACITAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA: RESULTADOS DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ
Jane de Carlos Santana Capelli, Thaís Abijaúde Souza Rego Abijaúde Souza Rego, Angelica Nakamura, Inês Leoneza de Souza Leoneza de Souza, Camilla Medeiros Macedo da Rocha, Raquel Miguel Rodrigues, Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Maria Fernanda Larcher de Almeida

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


No Brasil há cerca de 6 milhões de deficientes auditivos, sendo importante a realização de atividades em educação em saúde para prevenção e promoção da saúde auditiva bem como para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Objetivou-se apresentar as atividades e os resultados das capacitações em saúde auditiva realizadas com os agentes comunitários de saúde de Macaé. Foram definidas em prévia reunião com a Gerência de Atenção Básica de Saúde de Macaé seis capacitações entre dezembro de 2014 e maio de 2015, voltadas para todos os agentes comunitários de saúde. As capacitações tiveram a seguinte programação: Abertura; Dinâmica de grupo: “Os 5 sentidos”; Palestra: “Anatomia e Fisiologia da Audição”, com um QUIZ ao final; coffee break; Palestra: “Organização da Rede de Atenção à Saúde Auditiva de Macaé”; QUIZ: para avaliação dos conhecimentos. Como palestrantes participaram os bolsistas, preceptores e professores da equipe do PET Saúde/Redes de Atenção à Saúde Auditiva. Foram capacitados 240 agentes comunitários de saúde em um total de 4 capacitações. As atividades propostas na programação das capacitações foram bem recebidas pelos ACS, observando-se que 100% dos ACS acertaram as afirmativas propostas no QUIZ da palestra de Anatomia e Fisiologia da Audição e 90% acertaram o QUIZ final para avaliação dos conhecimentos adquiridos. A maioria dos agentes comunitários de saúde apresentou bom desempenho na avaliação dos conhecimentos, havendo troca de experiências e interesse da parte dos profissionais sobre o tema abordado. Novas capacitações estão sendo planejadas para a continuidade das ações em educação em saúde voltadas aos profissionais de saúde do município de Macaé.

Palavras-chave


saúde auditiva; educação em saúde; educação permanente

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009a.

Brasil. Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Portaria GM nº 2073 de 28 de setembro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-2073.htm. Acessado em 28/09/2009.

Ceccim, RB. Educação Permanente em Saúde: Desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005

World Health Organization (WHO). Prevention of deafness and hea­ring impairment. Disponível em: http://www.who.int/pbd/deafness/ en/survey_countries.gif. Acesso em: 12/10/2008.