Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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REDE DE APOIO ÀS FAMÍLIAS PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Elisa Beatriz Braga dell´Orto van Eyken, Roberta Pereira Furtado da Rosa, Edson Castardeli

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Este trabalho diz respeito a atividade de extensão universitária proposta para a formação em saúde e integração ensino-serviço. A rede de apoio é uma estratégia de relação social do indivíduo com a comunidade onde vive. Dela fazem parte as relações humanas familiares, comunitárias, escolares ou de trabalho, e de amizade, mas também as políticas públicas vigentes presentes no território, como os serviços de saúde e de ação social, por exemplo. As ações multidisciplinares envolvendo ensino, serviços públicos de saúde e comunidade, podem facilitar a formação de redes de apoio para solucionar problemas locais relativos ao desenvolvimento infantil. Os objetivos foram implementar a estratégia “Rede de apoio às famílias promotoras do desenvolvimento infantil”; fortalecer as redes de apoio já existentes para cada família; criar um mapa físico dos recursos presentes na comunidade local; promover a autonomia das famílias e da comunidade local para a busca das oportunidades oferecidas pelas políticas públicas. Esse projeto de extensão universitária foi realizado pelos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Realengo, sua Clínica Escola, Clínicas da Família da Área Programática 5.1 do Rio de Janeiro e membros da comunidade. Como estratégia de ação foram utilizados encontros regulares com as famílias, para conhecer as demandas e direcionar o mapeamento local, para a formação e ampliação da rede. Os encontros utilizaram: escuta das narrativas das famílias sobre as suas necessidades relativas ao cuidado com as crianças e sobre as redes de apoio social de cada uma; discussão sobre cada uma das questões apresentadas e sobre a autonomia para a criação de uma rede social forte. Como resultado, a estratégia foi implementada na Clínica Escola do campus Realengo e nas três Clínicas da Família do entorno do campus. Foram realizados, até setembro de 2015, sete encontros e outros seis já estão marcados. Destes sete encontros participaram 19 famílias, 4 professores, 15 alunos e 3 profissionais do serviço. O mapa local da rede, com a demandas desses encontros, foi materializado em forma de cartilhas, vídeo e blog e disponibilizado para toda a comunidade. A estratégia ampliou e fortaleceu as redes de apoio das famílias amparando o trabalho das equipes de saúde. Conclui-se que, de acordo com a percepção das famílias foi possível, entre outros direitos, conseguir matrícula para crianças em creches do município; ter acesso ao RioCard; conseguir dispositivos de auxílio, como cadeira de rodas. De acordo com a percepção de profissionais do serviço, o mapa físico torna mais fácil o trabalho da equipe. Para profissionais do ensino e alunos, o trabalho precisa se manter vivo para que a rede se mantenha fortalecida e esteja sempre presente na vida das famílias. Para isso, é preciso ampliar a adesão aos encontros. A estratégia sensibilizou profissionais do serviço e do ensino, profissionais em formação e a comunidade local, alcançado o objetivo de implementação e ampliação de uma rede de apoio local para as famílias promotoras do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; família; rede social de apoio

Referências


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