Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Aprendendo a aprender e a ensinar na Estratégia da Saúde da Família: atividades educativas por acadêmicos do curso de medicina da UFMS
Kamila Folha Falcão, Adélia Delfina da Motta Silva Correa, Elizete da Rocha Vieira de Barros, Bethania Silva Ramos, Laís de Oliveira Lima, Taise Namie Nakata, Flávia Palla Miranda

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este resumo apresenta a experiência de preparo e execução de atividades educativas realizadas na UBSF Aero Rancho IV por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Famed-UFMS) em Campo Grande, MS. A atividade educativa resgata o valor do médico como educador da comunidade e estimulador do desenvolvimento da capacidade de consciência crítica das causas do processo saúde-doença, a fim de contribuir com mudanças no autocuidado. Além disso, é um processo de desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do médico, voltadas para a comunicação, liderança e educação em saúde, preparando acadêmicos para a vida em comunidade. DESENVOLVIMENTO: O presente relato trata da experiência na disciplina “Atenção à Saúde da Mulher” do 4º ano do Curso de Medicina. Esta disciplina possui 28 horas semanais, integrada à Saúde da Família e Comunidade, que inclui estágio em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Uma das atividades propostas para a UBSF foi a atividade educativa para Planejamento Familiar, aberta à comunidade. Na última semana de cada mês, já há o desenvolvimento, pela equipe, de uma atividade voltada para a população, sendo que o tema do mês de setembro, preestabelecido, pela equipe, de saúde foi Anticoncepção. As pessoas agendadas para aquele dia e também as famílias convidadas nas semanas anteriores puderam participar. Diante das orientações obtidas em aula teórica, foram montadas apresentações sobre os métodos anticoncepcionais mesclando educação em saúde pelo método educação tradicional ou sanitária. Com o uso de slides, folhetos e palestras e pelo método educação em saúde participativa, em que a prática pedagógica é baseada em ações conjuntas, centradas no grupo, sendo que à medida que as dúvidas do grupo foram surgindo, todo conteúdo foi tratado. Cada método anticoncepcional (oral, de barreira, injetável, permanente) possuía um exemplar para demonstração, além de modelos do aparelho reprodutor masculino e feminino, previamente emprestados da UFMS e da própria UBSF. RESULTADOS: Como as atividades educativas não fazem parte da rotina dos acadêmicos do curso de medicina, esta oportunidade permitiu compreender a importância do planejamento para a sua realização bem como a aplicação, na prática, da dialogicidade, ou seja, de ouvir também os participantes. Eles conduziram a oferta de conteúdo através de suas dúvidas, das experiências próprias ou de terceiros. Houve a distribuição de folhetos sobre câncer de cólon de útero. Eles tiveram boa aceitação, pois as pessoas vinham pegá-los e se informar sobre o assunto. Além disso, o grupo da comunidade sanou dúvidas pertinentes sobre anticoncepção, planejamento familiar e também sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sendo este um assunto recorrente durante a atividade, não previsto na apresentação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ressalta-se a oportunidade de troca de saberes entre acadêmicos e população, já que ainda não é comum a realização deste tipo de atividade no curso de medicina. Os acadêmicos constroem um conhecimento a partir do confronto entre os saberes teóricos e o popular, podendo usar de criatividade para exemplificar melhor nossas explicações e resgatar o conhecimento prévio não previsto durante a construção da atividade.  

Palavras-chave


educação em saúde; planejamento familiar; estratégia saúde da família

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