Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A percepção do acadêmico de fisioterapia sobre o impacto da saúde do trabalhador dentro de um serviço hospitalar
Natália Matos Tedesco, Geisy Hellen Mamedes Silva, Leila Foester Merey, Ariele dos Santos Costa, Amanda Castelo Girard, Hullyana Aguiar da Silva, Mayra Alves Meireles, Karina Candia da Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A saúde do trabalhador, segundo a Lei nº 8.080/90, art.6,§3.ºé um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. A fisioterapia tem como um de seus objetivos na área de saúde do trabalhador, contribuir com a prevenção de lesões osteomusculares relacionadas ao trabalho, como as mais conhecidas LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (doenças relacionadas ao trabalho); além de proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para o trabalhador com a ergonomia, o qual também vem para a prevenção de possíveis disfunções do sistema musculoesquelético. OBJETIVO: O objetivo é apresentar o que acadêmicos de fisioterapia presenciaram em relação ao tema de saúde do trabalhador dentro de um ambiente hospitalar. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A experiência ocorreu durante o período de 1 mês, com estagiários de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Hospital Santa Casa Campo Grande – MS.  Eram orientados por duas preceptoras do local, as quais discutiam e orientavam sobre a função do fisioterapeuta na saúde do trabalhador. Dentre as ações executadas os estagiários tiveram a oportunidade de oferecer ginástica laboral (GL) para determinados setores que, desejavam ter a ação e que as fisioterapeutas julgavam de maior necessidade. Porém, foi observado a falta de vontade de funcionários em realizar a atividade proposta, dando inúmeros motivos para não participar, como a falta de tempo, falta de funcionários, sendo que os horários da ação eram de acordo com a melhor disponibilidade que cada setor apresentava. Os benefícios da GL era apresentado como uma ação de prevenção, para evitar possíveis lesões relacionadas ao trabalho, um relaxamento para o corpo e mesmo assim em muitos locais foi necessário a retirada da ação por falta de adesão dos funcionários. IMPACTOS: O impacto gerado para os acadêmicos foi a possibilidade de presenciar situações que o profissional de saúde pode passar no ambiente de trabalho, como recusarem fazer a atividade proposta por ele, sendo que é o melhor que estão oferecendo, a necessidade da inovação e a comprovação que ações de promoção e prevenção têm efeito positivo. E, a falta da prevenção oferece prejuízos grandes para os funcionários, como o afastamento do serviço e a reabilitação das lesões. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que é de extrema importância ações de prevenção para funcionários em geral, principalmente para aqueles que exercem uma atividade com movimento repetitivo e não só a necessidade da ação, mas a importância do profissional fisioterapeuta estar inovando para conquistar aqueles que não se sentem motivados a participar e incentivar ainda mais os que já participam.  

Palavras-chave


saúde do trabalhador; fisioterapia; ginástica laboral

Referências


Ministério da Saúde. Comissão intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST.<http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/cist/index.html> acessado em 13/10/2015.