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O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DE ESCOLARES SOBRE A CAMPANHA DE GEOHELMINTÍASE E HANSENÍASE
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
APRESENTAÇÃO: Considerando a potencialidade da campanha nacional de combate e prevenção às geohelmintíases e hanseníase nas escolas, percebeu-se a necessidade de fortalecer o vínculo das ações realizadas durante a campanha com o cotidiano dos alunos, de forma que fossem além do caráter educativo visando à promoção à saúde. Neste sentindo foi elaborado um guia pelos residentes em Saúde Coletiva do Distrito Sanitário I da cidade do Recife, com atividades específicas e ações conjuntas voltadas para crianças e adolescentes no intuito de esclarecer os sinais e sintomas dessas doenças, como preveni-las e onde buscar tratamento. Descrição da experiência: Um dia antes das ações da campanha de geohelmintíases e hanseníase, que tem como dia “D” a realização do tratamento coletivo com albendazol e a distribuição das fichas de autoimagem para detecção de manchas suspeitas, foram apresentadas na escola piloto duas atividades das seis que constam no guia. Estas atividades foram lúdicas em forma de teatro com fantoches, com o uso linguagem acessível para idade e elementos regionais, interagindo e repetindo as mensagens para que fossem de fácil absorção para as crianças. Através dos personagens foi-se exposto como a campanha funciona, a importância do autocuidado com a higiene pessoal e dos alimentos, a atuação dos profissionais e serviços de saúde, esclareceu-se que as doenças têm cura com o tratamento adequado e o quanto é importante disseminar o que foi aprendido para todos com quem eles convivessem, e que estes também o deveriam fazer. Conclusão: Sabe-se que as doenças negligenciadas são associadas às precárias condições de higiene, a falta de acesso à água e ao saneamento básico, configurando, portanto como grave problema de saúde pública, afetando, sobretudo as populações mais pobres e vulneráveis. Destarte a parceria entre a escola e a saúde tem um caráter mobilizador com capacidade de permitir o empoderamento das crianças acerca de suas realidades e como enfrentar e transformá-las, tornando-se assim atores sociais. A aplicação deste guia nas escolas busca uma maior participação das crianças antes, durante e após a campanha de geohelmintíases e hanseníase, pois a prevenção e promoção acontecem todos os dias do ano.
Palavras-chave
Doenças Negligenciadas; Prevenção; Promoção da Saúde
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Plano integrado de ações estratégica de eliminação da hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases Plano de Ação 2011-2015. Brasília, 2012.