Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ABORDAGEM LÚDICA PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PARANÁ
Renan Pontes Petinelli, Raquel Mireski, Nicolas Pivoto, Fernanda Lopes da Silva, Carolina Nobue Tanaka, Kauê Furlan da Rocha, Renata Aparecida Belei

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação em saúde, processo permanente que pode ser concretizado por meio da relação de parceria entre universidade e serviços de saúde, permite promover o conhecimento e potencializar práticas voltadas à prevenção de doenças, através do desenvolvimento da consciência crítica. Dessa forma, profissionais de saúde se tornam sujeitos ativos, transformadores de sua prática cotidiana e capazes de atuar de forma mais efetiva na vida institucional, além de atualizar e aprimorar o conhecimento profissional. Este trabalho, portanto, visa relatar a vivência de alunos de graduação de Enfermagem e Medicina, estagiários da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, na promoção de eventos de educação em saúde voltados à prevenção de infecções em um Hospital Universitário do Paraná. DESENVOLVIMENTO: Entre os dias 11 e 12 de maio de 2015, foi montado no hall de entrada da instituição uma estação educativa chamada “Keep Calm e Lave as Mãos”. Após o treinamento de profissionais de saúde e estudantes que circulavam pelo setor, foi aplicado uma avaliação (quiz) referente às práticas demonstradas e às orientações. Foram abordados sequencialmente: a técnica da higienização das mãos com gel fluorescente que mostrava as áreas que não foram friccionadas adequadamente quando colocadas na caixa com luz negra; apresentação de placas com colônias de bactérias isoladas previamente das mãos de funcionários da instituição; apresentação de um vídeo musical com demonstração da correta higienização das mãos; e orientação acerca dos sintomas e sinais da Influenza, assim como suas medidas preventivas. RESULTADOS: Foram capacitados 341 profissionais, entre eles: enfermeiros; técnicos de enfermagem, de limpeza e de laboratório; médicos; fisioterapeutas; psicólogos; estudantes e residentes de diversas áreas de saúde. O aproveitamento médio do quiz foi de 60%, haja vista que se trata de uma população cuja maior parcela raramente teve contato com ações de promoção desenvolvidas no cenário de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ações educativas interativas, realizadas de forma lúdica e com diversidade na abordagem podem ser uma estratégia para estimular a participação dos profissionais e estudantes em treinamentos, auxiliando a refletir de forma crítica as práticas cotidianas da assistência à saúde. A avaliação mostra, ainda, que eventos educacionais são necessários para se conscientizar os próprios profissionais presentes no cenário hospitalar, uma vez que atitudes simples de prevenção pode reduzir significativamente a transmissão horizontal de microrganismos infecciosos.

Palavras-chave


Infecção hospitalar; Controle de infecções; Educação em Saúde.