Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIOLÊNCIA E SAÚDE: O CONTEXTO DE DESAFIOS E PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR DO LITORAL DO PARANÁ
Alisson Machado, Clóvis Wanzinack, Marcos Signorelli

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: A violência é uma expressão da sociedade onde ocorre, exprime seu modo de organizar a vida social, revela seus valores, anuncia a concepção de mundo de seus cidadão e, por isso, não pode assumir um conceito universal e sim uma significação subjetiva. Atualmente se apresenta com alta prevalência, sendo um dos maiores problemas da saúde pública, e emergindo de forma cada vez mais frequente no ambiente escolar. Tendo em vista a origem multicausal e os diversos impactos na saúde dos escolares buscou-se investigar os episódios de violência em escolas públicas do litoral paranaense do ensino fundamental. METODOLOGIA: Para isso foi realizado um estudo exploratório e transversal, com abordagem quantitativa. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário abordando questões sobre o cotidiano escolar, a violência no ambiente e seus desdobramentos, tendo como participantes 1.000 escolares. A coleta ocorreu no segundo semestre de 2013. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e discutidos com base no referencial teórico. RESULTADOS: A partir da análise dos resultados emergiram as problemáticas envolvidas no cotidiano e observou-se a alta prevalência de episódios de violências nas escolas (n=524). Em sua maioria os sujeitos envolvidos tinham entre 13 e 15 anos (n=563) e leve predominância do sexo masculino (n=503). Ao questionar os alunos acerca de suas concepções, constatou-se a assimetria de poder, sendo a maioria vítimas. Entre as causas de agressões estão questões associadas ao racismo (n=140), nível socioeconômico (n=130), religiosidade (n=112) e gênero (n=48). Estes atos alavancam consequências à saúde dos escolares, que além de lidarem com mudanças emocionais, atitudinais e fisiológicas, buscam serem aceitos pelas suas singulares em meio à discriminação. Apenas uma pequena parcela dos casos foram reportados (n=28), apesar da identificação dos episódios pelos profissionais das escolas, nem sempre a escola interviu nestas situações. Essa postura contribui para o agravamento do sentimento de insegurança. Tendo em vista estes aspectos, pode-se observar que a violência na escola admite em sua significação uma pluralidade de manifestações de comportamentos violentos que, em muitas vezes, pode ter um efeito cumulativo de pequenos atos. Ao abordar as razões para a existência e permanência destes atos em seu interior a escola entra, muitas vezes, como vítima da situação social e em muitas outras, como vilã produtora de violência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, torna-se necessário ampliar discussões sobre o fenômeno com todos os sujeitos inseridos na realidade local. A partir desta investigação foi definida como estratégia a viabilização de um módulo abordando esta temática em um curso de aperfeiçoamento para docentes da rede pública do litoral paranaense com a finalidade de instrumentalizá-los para a reflexão, prevenção e manejo da violência no ambiente escolar.

Palavras-chave


saúde, violência, escola