Tamanho da fonte:
Projeto de extensão da UNILA: Vigilância Integrada do Vírus da Dengue
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
Objetivos: Compartilhar com alunos do ensino fundamental de escolas da rede publica dados sobre a temática da Dengue, incluindo conceitos sobre o Vírus, a Doença e o mosquito; Levar às crianças a refletir sobre a importância de manter ambientes limpos e da preservação das frágeis inter-relações dos ecossistemas urbanos; Entender a importância das cadeias tróficas naturais; Mostrar a importância e utilidade de instituições tais como o Centro de Controle de Zoonoses e a Universidade Federal da Integração Americana na luta contra a Dengue e doenças relacionadas. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: São abordados através de dinâmicas brincadeiras, apresentações e discussões a relação entre o Vírus, a Doença e os mosquitos vetores para lograr uma melhor compreensão da problemática. Após de 6 semanas de trabalhos na própria sala de aula é realizada uma visita aos laboratórios da Universidade onde os alunos conhecem os equipamentos de Biologia Molecular que permitem a detecção do vírus em mosquitos capturados por eles mesmos. Na visita os alunos observam na lupa as diferentes fases do ciclo de vida de Aedes aegypti (ovos, larvas, pupas e adultos) e é frisada a importância da água na biologia do mosquito e a necessidade de eliminar eventuais focos de proliferação. O trabalho com cada escola finaliza com uma socialização onde são montadas oficinas na escola para que os alunos apresentem para o resto da escola o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto. Em toda turma é formada uma “patrulha” de alunos cuja função é trabalhar em uma “missão” de auxilio à UNILA, cuja principal atividade consiste em colocar armadilhas para mosquitos fornecidas pelo Centro de Controle de Zoonoses. Estes mosquitos são coletados por alunos da UNILA levados vivos para o laboratório da universidade onde são analisados para a presença do vírus da Dengue. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Os resultados são divididos por nós em resultados de curto prazo e resultados de longo prazo. Os de curto prazo incluem materiais gráficos e audiovisuais que os alunos produziram com as experiências das salas de aula. Mas o resultado de curto prazo mais importante é a socialização, onde os alunos mostram o nível de amadurecimento em relação à internalização dos conceitos discutidos. Os resultados (esperados) em longo prazo incluem a formação de cidadãos empoderados e engajados em problemáticas da sua comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa hipótese de trabalho é que o fato dos alunos do ensino fundamental estarem envolvidos ativamente na colaboração com a equipe da universidade e na socialização (onde se tornam “promotores” de conhecimento) é um estímulo que pode ajudar na mudança de atitudes e práticas em relação à luta contra a dengue e outras doenças evitáveis.
Palavras-chave
Dengue, Extensão, Promoção da saúde
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004
FREIT, C.M.; CZERESNIA, D. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011
GUZMAN, M. G., et al. Dengue: a continuing global threat. Nature
Reviews Microbiology, 2010, vol. 8, p. S7-S16.
LANCIOTTI, R. S., et al. Rapid detection and typing of dengue viruses from clinical samples by using reverse transcriptase-polymerase chain reaction. Journal of clinical microbiology, 1992, vol. 30, no 3, p. 545-551.
TAUIL, P. L. Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil Critical aspects of dengue control in Brazil. Cad. Saúde Pública, 2002, vol. 18, no
3, p. 867-871.