Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Projeto de extensão da UNILA: Vigilância Integrada do Vírus da Dengue
Carmen Jusstina Gamarra, Elaine Della Giustina Soares, Walfrido Kuhl Svoboda, Lorena Carolina Moncalvo Dalmas, Pascal Jean, Wendy Ledix, Felipe Mozar Laurine Ferraz De Novaes, Cristian Antonio Rojas

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Objetivos: Compartilhar com alunos do ensino fundamental de escolas da rede publica dados sobre a temática da Dengue, incluindo conceitos sobre o Vírus, a Doença e o mosquito; Levar às crianças a refletir sobre a importância de manter ambientes limpos e da preservação das frágeis inter-relações dos ecossistemas urbanos; Entender a importância das cadeias tróficas naturais; Mostrar a importância e utilidade de instituições tais como o Centro de Controle de Zoonoses e a Universidade Federal da Integração Americana na luta contra a Dengue e doenças relacionadas. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: São abordados através de dinâmicas brincadeiras, apresentações e discussões a relação entre o Vírus, a Doença e os mosquitos vetores para lograr uma melhor compreensão da problemática. Após de 6 semanas de trabalhos na própria sala de aula é realizada uma visita aos laboratórios da Universidade onde os alunos conhecem os equipamentos de Biologia Molecular que permitem a detecção do vírus em mosquitos capturados por eles mesmos. Na visita os alunos observam na lupa as diferentes fases do ciclo de vida de Aedes aegypti (ovos, larvas, pupas e adultos) e é frisada a importância da água na biologia do mosquito e a necessidade de eliminar eventuais focos de proliferação. O trabalho com cada escola finaliza com uma socialização onde são montadas oficinas na escola para que os alunos apresentem para o resto da escola o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto. Em toda turma é formada uma “patrulha” de alunos cuja função é trabalhar em uma “missão” de auxilio à UNILA, cuja principal atividade consiste em colocar armadilhas para mosquitos fornecidas pelo Centro de Controle de Zoonoses. Estes mosquitos são coletados por alunos da UNILA levados vivos para o laboratório da universidade onde são analisados para a presença do vírus da Dengue. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Os resultados são divididos por nós em resultados de curto prazo e resultados de longo prazo. Os de curto prazo incluem materiais gráficos e audiovisuais que os alunos produziram com as experiências das salas de aula. Mas o resultado de curto prazo mais importante é a socialização, onde os alunos mostram o nível de amadurecimento em relação à internalização dos conceitos discutidos. Os resultados (esperados) em longo prazo incluem a formação de cidadãos empoderados e engajados em problemáticas da sua comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nossa hipótese de trabalho é que o fato dos alunos do ensino fundamental estarem envolvidos ativamente na colaboração com a equipe da universidade e na socialização (onde se tornam “promotores” de conhecimento) é um estímulo que pode ajudar na mudança de atitudes e práticas em relação à luta contra a dengue e outras doenças evitáveis.

Palavras-chave


Dengue, Extensão, Promoção da saúde

Referências


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