Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AVALIAÇÃO DO NIVEL DE SATISFAÇÃO DA COMUNIDADE QUANTO AO PAPEL DO ACS DA USF LOIANE MORENA VIEIRA EM PALMAS - TO
hartemis milhomem valadares, micheline pimentel ribeiro cavalcante

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) origina a configuração de uma prática de trabalho caracterizada pela vinculação da população nos serviços de saúde, os ACS são vistos como um dos pilares dos programas de saúde voltados para a atenção primária, servindo de elo entre as políticas de saúde com caráter multiprofissional e a comunidade adstrita à estratégia de saúde da família.  Objetivos: Tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários quanto ao trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde (ACS) da Unidade de saúde da Família Loiane Morena Vieira em Palmas - TO. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com amostra constituída de 98 usuários dos serviços na USF no mês de outubro de 2013, considerando uma média de 900 pacientes/mês, e erro de 0,02%. Os dados foram coletados por meio de questionário validado, consolidados em uma planilha no Excel e posteriormente analisados no programa Epi Info versão 7.0. As variáveis estudadas foram: sexo, idade, estado civil, escolaridade, conhecimento do ACS, acessibilidade, importância das visitas, condições de saúde dos membros da família e satisfação das atividades realizadas pelo ACS. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa do Centro Universitário Luterano de Palmas. RESULTADOS: Os resultados mostraram que as mulheres prevaleceram com 60,20%, sendo a maioria 52,04% dos entrevistados casados. Quanto à escolaridade 29,59% possuem ensino médio, em seguida 29,59% com nível superior e 15,31% ensino fundamental. Quanto ao conhecimento 98,98% relataram que conhece o ACS e apenas 1,02% não conhece, quanto às visitas mensais 95,92% relataram receber visitas, sendo que 68,37% recebem visitas todos os meses e 27,55% a cada três meses. Quando alguém ficou impossibilitado de comparecer a USF 66,33% receberam a visita do ACS. Quanto a satisfação 57,14% usuários consideram excelente o trabalho dos ACS e 33,67% consideram bom. Conclusões/Considerações: Conclui-se que existe um elevado grau de satisfação dos usuários quanto às atividades dos ACS da Unidade estudada, por outro lado, deve-se propor novos estudos que mensurem a efetividade das ações dos mesmos associadas a este grau de satisfação. Apesar disso, estes resultados devem refletir positivamente nas ações programáticas realizadas pelos programas de saúde que posicionam o ACS como agente integrador das políticas públicas de saúde.

Palavras-chave


Agente de saúde; Satisfação; atenção primaria; estrategia saúde da familia

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