Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Clínica Ampliada e Interdisciplinaridade: a Abordagem do Assistente Social e do Enfermeiro no INCA
luciana da silva alcantara, Maria TERESA DOS SANTOS GUEDES, MARIA CRISTINA MARQUES DOS SANTOS, ANA CELINA ALVES MUNIZ DE OLIVEIRA, DURVAL RAIMUNDO DINIZ, ENEDINA SOARES

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Introdução: Com base na filosofia de Clínica Ampliada, os assistentes sociais e a equipe de Enfermagem do ambulatório da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço desenvolvem atividades conjuntas, sistematizando informações e ações que se complementam, visando à integralidade no atendimento aos pacientes com neoplasias de laringe. Objetivos:Demonstrar a importância da concepção de Clínica Ampliada no processo saúde-doença, a partir da experiência do assistente social e da Enfermagem com esses pacientes; analisar as ações que viabilizem acesso dos usuários à assistência de saúde e aos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas; e descrever o resultado das intervenções realizadas. Método: Estudo seccional aprovado pelo parecer consubstanciado nº 314.937 do Comitê de Ética em Pesquisa do INCA (projeto CAAE nº17952413.4.0000.5274 na Plataforma Brasil), utilizando dados secundários de portadores de neoplasia laríngea, com análise estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: Analisaram-se 153 casos, a maioria masculina, idade entre 46 e 65 anos, brancos, casados,educação fundamental, moradores fora do RJ, tabagistas, etilistas, estágio avançado, tratados com radioterapia exclusiva ou cirurgia com radioterapia, maioria de provedores da família, com vínculo previdenciário autônomo e renda familiar até dois salários mínimos. Ações de Enfermagem totalizaram 19.455. Idade e irradiação foram significativas para os cuidados. Conclusão: Demonstrou-se a importância da Clínica Ampliada para produção do cuidado integral centrada nos clientes, exercendo a interdisciplinaridade um papel fundamental no acionamento de estratégias para lidar com os efeitos causados pela doença. Descritores: Serviço Social; Enfermagem Oncológica; Assistência Ambulatorial; Neoplasias Laríngeas; Integralidade em Saúde; Relações Interprofissionais.

Palavras-chave


Serviço Social; Enfermagem Oncológica; Assistência Ambulatorial; Neoplasias Laríngeas; Integralidade em Saúde; Relações Interprofissionais.

Referências


Alcantara, Luciana da Silva; Oliveira, Ana Celina Alves Muniz de; Guedes, Maria Teresa dos Santos; Santos, Maria Cristina Marques dos; Diniz, Durval Raimundo; Soares, Enedina.Interdisciplinaridade e integralidade: a abordagem do assistente social e do enfermeiro no INCA. Rev. bras. cancerol;60(2):109-118, abr.-jun. 2014.