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ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM-PA
Última alteração: 2018-01-02
Resumo
APRESENTAÇÃO: A utilização de álcool e outras drogas por diferentes povos e culturas estão presentes em toda a história da humanidade, em busca de novas sensações a partir de diferentes tipos de substâncias psicoativas produzidas a partir de elementos da natureza, com objetivos e motivações diversas. Neste sentido, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, 10% das populações urbanas de todo o mundo, independente de sexo, idade e classe social fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, sejam estas lícitas ou ilícitas. Este consumo não moderado está relacionado de forma direta e indireta a problemas sérios, dentre os quais se destacam a violência, acidentes automobilísticos, distúrbios de conduta, depressão clínica, comportamentos de risco no âmbito sexual e outros problemas de saúde decorrente dos componentes da substância ingerida. As ações em saúde são um dos métodos preventivos que podem ser utilizados para combater ao uso dessas substâncias, onde a literatura abordada engloba aspectos biológicos, psíquicos e sociais, sendo capaz de responder às particularidades do indivíduo, do grupo, do tipo de droga e do ambiente sócio familiar. Desta maneira, este estudo tem como objetivo verificar a percepção de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre o álcool e outras drogas e possíveis implicações na vida do usuário. Desenvolvimento: A pesquisa sustenta-se em um estudo descritivo com abordagem quantitativa transversal tendo a aplicação de um questionário semiaberto. O local escolhido para realização desta ação em saúde foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aparecida, localizada na Rua Clementino de Assis, bairro Aparecida, no Município de Santarém-PA. Participaram da pesquisa, 15 alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) da escola em estudo, na faixa etária de 16 a 54 anos. Realizou-se o estudo em dois momentos, com a aplicação do questionário antes da palestra para verificar o conhecimento prévio dos pesquisados sobre o tema e o segundo momento após a palestra. Os dados obtidos foram tabulados por meio da utilização do pacote estatístico Excel 7.0 e organizados em tabelas para a melhor visualização e compreensão dos mesmos. O estudo foi desenvolvido de acordo com a Resolução 196/96 da CNS, para garantir o anonimato dos pesquisados, e garantir a sua integridade. Foi feito um termo de autorização para o uso de informações colhidas, que visou à aceitação dos participantes para responderem de livre e espontânea vontade aos questionários. RESULTADOS: De acordo com os dados do questionário relacionados à pesquisa desenvolvida com alunos do EJA, com idades entre 16 a 56 anos, foi observado que 66,7% dos alunos eram do sexo masculino, em contraste com 33,3% do público feminino. Relativo ao conhecimento sobre álcool e outras drogas, antes da palestra, 100% do sexo feminino responderam ter conhecimento. Em relação ao sexo masculino 88,9% afirmaram possuir informações e 11,1% desconhecia o assunto. Já após a palestra, todos os alunos assinalaram obtiver conhecimento. Quando se perguntou antecipadamente sobre o conhecimento das consequências das drogas para o organismo, 50% do sexo feminino demonstraram que tinham informações sobre as consequências e 50% desconheciam o assunto, enquanto que 83,3% do sexo masculino afirmaram ter conhecimento e 11,1% afirmou não possuir nenhuma informação. Já após a palestra 83,3 do sexo feminino afirmaram ter adquirido conhecimento, e 16,7% não adquiriu conhecimento. Em contrapartida 100% do sexo masculino garantiram conhecer as consequências das drogas, e quando inquiridos sobre a prática do consumo de álcool e ou outras drogas, 50,0% da população feminina afirmaram ter utilizado, enquanto 50% responderam não utilizar. Já no público masculino 33, 3% afirmaram nunca ter consumido álcool e/ou outras drogas e 66,7% afirmaram fazer o consumo. Após a realização do questionário 02, não houve modificação nas respostas do público feminino enquanto no público masculino, 22,2% afirmou não ter feito uso de álcool e ou outras drogas e 77,8% afirmou fazer uso, mostrando dessa forma que aplicação da palestra sensibilizou o indivíduo para que respondesse de forma verossímil o questionário. Quando perguntados antes da palestra sobre a principal substância psicoativa, seja lícita ou ilícita, que consomem 50,0% da população feminina, afirmou não consumir nenhum tipo de substância, 33,33% afirmou consumir cerveja, seguido de 16,7% que relatou fazer uso de cerveja e maconha. Já na população masculina estudada, 33,33% dos alunos afirmou fazer uso de cerveja, 33,33% respondeu não fazer uso de nenhum tipo de substância psicoativa, 11,1% informou fazer uso de maconha, 11,1% respondeu fazer uso de maconha e crack e 11,1% informou que faz uso de substância psicoativa, porém não relatou qual o tipo. Após a palestra, as respostas da população feminina, quanto à referida pergunta permaneceram inalteradas, enquanto duas respostas da população masculina obtiveram novos resultados, sendo que 44,4% alunos afirmaram fazer uso de cerveja, tendo-se um pequeno aumento percentual e 22,2% afirmaram não fazer uso de nenhum tipo de substância, tendo uma diminuição no percentual, o que mostra que a palestra sensibilizou a população estudada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A temática do uso de álcool e outras drogas vem se mostrando como um grande desafio em todas as esferas sociais e governamentais tornando-se um grave problema de saúde pública pelo crescente consumo de substâncias psicoativas lícitas e, ou ilícitas confirmado nessa pesquisa, onde observou-se que existe conhecimento prévio do problema entre os participantes, mas por outro lado desconhecem as consequências do uso abusivo. Neste cenário faz-se necessário por oferecer informações sobre o uso abusivo de substâncias psicoativas lícitas e, ou ilícitas tornando-se necessário proporcionar conhecimento aprofundado, pois a prevenção primeiramente está baseada em sensibilização e no conhecimento dos principais problemas desencadeados a partir da utilização do álcool e outras drogas. Desse modo podemos dizer que a ação em saúde aprimorou esses conhecimentos, alcançando o objetivo do estudo, obtendo êxito no repasse de informações sobre os malefícios do uso de álcool e outras drogas. Fortalecendo a ideia que a ações em saúde desenvolvidas principalmente em escolas, é uma ferramenta importantíssima para a luta contra as drogas, pois nela permeia um ambiente de convivência e aquisição de valores vitais para o indivíduo.
Palavras-chave
álcool; drogas ilícitas; conhecimento; ações em saúde.
Referências
1. Pereira MO, Silva SS, Oliveira MAF, Vargas D, Vargas LA, Leal BMML. A percepção dos adolescentes acerca do álcool e outras drogas no contexto familiar. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2011; set/dez 7(3):148-154. Disponível em http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/49588
2. Sanchez ZM, Oliveira LG, Ribeiro LA, Nappo SA. O papel da informação como medida preventiva ao uso de drogas entre jovens em situação de risco. . Ciênc. saúde coletiva. 2010;15(3):699- 708. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300012