Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DA EXPERIÊNCIA DOS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS
Vanessa T. Gubert de Matos, Luciane da Costa, Maria de Fátima Rubira de Assis, Silvana Dorneles, Edivânia Pinheiro, Marilena Zulim, Camila Polisel

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: O Cuidado Continuado Integrado (CCI) se formata como um novo modelo de assistência, centrado na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra. Em 2014 teve início a primeira turma da Residência em Cuidados Continuados Integrados de Campo Grande – MS, a qual tem como instituição formadora a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e como instituição executora o Hospital São Julião. Diante disso, esse relato teve como objetivo descrever as experiências vivenciadas pelas preceptoras das 06 (seis) diferentes áreas integrantes da Residência Multiprofissional em CCI. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As áreas da saúde que compõem a residência multiprofissional em CCI são enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, serviço social e psicologia. As residências estão estruturadas com dedicação exclusiva de 60 horas semanais, englobando atividades teóricas e práticas, com o intuito de promover o treinamento em serviço na experiência da integralidade dos Cuidados Continuados. Para tanto, há um período destinado ao atendimento dos pacientes na unidade CCI, visando à prática da multiprofissionalidade. Em um segundo momento, os residentes realizam rodízios em cenários externos, com a proposta de conhecer outras realidades relacionadas à assistência em saúde. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Ao longo dos dois anos de funcionamento desta residência multiprofissional, houve um avanço significativo dentro do serviço desenvolvido por cada área inserida no programa. Os enfermeiros executam o Processo de Enfermagem, que é constituído de exame físico e entrevista, a partir do qual é realizado o levantamento de dados específicos relacionados à deficiência física e incapacidades que nortearão as ações da Enfermagem para a assistência à pessoa com deficiência física. Nesse sentido, a enfermagem utiliza a Teoria do Déficit do autocuidado por meio do plano de autocuidado e a estratégia dos 5As para a sistematização do mesmo. Assim, as metas são pactuadas em conjunto com o paciente, por isso que o plano de autocuidado está sendo como uma grande ferramenta para a implementação do mesmo no plano é possível identificar quais são as prioridades do indivíduo e de sua família e se passe a utilizar a mesma linguagem de anseios e de perspectivas. Quanto à farmácia, as atividades já existentes no hospital foram aprimoradas e realizou-se a implementação de atividades clínicas e relacionadas à inserção dos farmacêuticos no cuidado efetivo aos pacientes, tais como a orientação ao paciente para o acesso aos medicamentos de que necessita; a educação do paciente sobre seus medicamentos e problemas de saúde; a conciliação medicamentosa; a promoção da adesão do paciente ao tratamento farmacoterapêutico prescrito; a provisão de materiais educativos que apoiem a utilização de medicamentos; a identificação, a prevenção e o manejo de interações medicamentosas e reações adversas e a educação dos pacientes para o armazenamento domiciliar dos medicamentos. Além das atividades clínicas farmacêuticas, tem-se realizado o desenvolvimento de protocolos, manuais e treinamentos a fim de otimizar e padronizar as rotinas internas. Os farmacêuticos também se reúnem semanalmente a fim de compartilharem conhecimentos baseados em evidência científica e relacionados aos casos por eles assistidos. As atividades fisioterapêuticas que começam durante o início da recuperação são apropriadamente modificadas para desafiar e fazer com que o paciente possa progredir até sua recuperação. São enfatizadas combinações motoras que permitem a concretização das tarefas alimentares, higiênicas, de locomoção e outras tarefas funcionais. O fisioterapeuta inicia com atividades de mobilidade, as quais fará o paciente libertar-se de medos e inseguranças causados pelo desequilíbrio corporal. As atividades realizadas pelos residentes envolvem: exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, treino de equilíbrio e estímulos da sensibilidade com a finalidade de minimizar os efeitos das anormalidades de tônus, manutenção de uma amplitude de movimento normal a fim de impedir deformidades; melhoria das funções respiratórias e motoras; mobilização do paciente nas atividades funcionais iniciais envolvendo mobilidade no leito, o ato de sentar, transferências; impedir o descondicionamento; promoção da conscientização corporal, movimentação ativa e uso do lado hemi; melhoria do controle de tronco e equilíbrio na posição sentada; iniciar as atividades de cuidados pessoais, assim auxiliando o paciente entender o que lhe aconteceu e a responder eficientemente a medida que o mesmo tente se adaptar. Já as atividades desenvolvidas pela nutrição são vinculadas ao setor de nutrição e dietética do hospital. No que se refere à dietoterápica dos pacientes, as alterações são realizadas de forma individualizada, após avaliação nutricional. Inicialmente, realiza-se avaliação antropométrica e dietética. Após, são prescritos os cardápios, que são destinados ao setor de nutrição para elaboração. Após a primeira avaliação, realiza-se a reavaliação e avaliação final. No momento da alta hospitalar, são entregues orientações. Foram também implementadas atividades relacionadas à inserção dos nutricionistas nas consultas ambulatoriais de promoção da adesão ao tratamento. A atuação do serviço social é norteada pelo Projeto de Reforma Sanitária e o projeto ético-político da profissão, em defesa dos direitos à saúde, preconizados no SUS. A inserção do assistente social na equipe multiprofissional trouxe desafio do trabalho no enfoque interdisciplinar, visando atender os aspectos biopsicossociais, contribuindo para que o sujeito seja tratado e cuidado em sua totalidade. Para tanto, a apropriação das políticas públicas e a articulação do trabalho com outros profissionais que compõem a rede foram fundamentais para a melhoria dos processos de trabalho e a efetivação dos direitos à saúde.  Para o desenvolvimento das ações, foram utilizados os instrumentos de trabalho do assistente social, em atividades conjuntas, sempre buscando a interdisciplinaridade, mas cientes de que ainda estamos em um processo de conquistas e aprendizado com as demais áreas. Para as preceptoras, o desafio em orientar o trabalho das residentes  foi grande, mas rico em aprendizado conjunto, oportunizando  a aprendizagem diária, socialização de experiências, construção de novos saberes e novas possibilidades de transformação da realidade. O serviço de psicologia da residência abrange: os pacientes de CCI, através da atuação na psicoterapia breve, individual ou em grupo, com foco na deficiência e nos seus impactos para o paciente e sua família; os pacientes idosos da instituição de longa permanência do HSJ, através do atendimento individualizado e em grupo, com realização de atividades cognitivas e aplicação de instrumentos para avaliação, brincadeiras e trabalho com imagem através de fotografias; o projeto Atendimento Multidisciplinar do Idoso (AMI), desenvolvido por uma equipe transdisciplinar, onde a psicologia é responsável por atividades específicas para a população idosa; e a educação em saúde, através de rodas de conversa com familiares de pacientes internados, com pacientes ambulatoriais e com diagnóstico de hanseníase, com materiais informativos e conversas educativas em filas de espera. Na área organizacional, a psicologia participa dos processos de seleção, recrutamento e acolhimento de funcionários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho multiprofissional desenvolvido por todas as áreas de atuação da residência em CCI representa um desafio a ser trabalhado coletivamente. Contudo, ressaltamos que todas as áreas vêm ampliando seus espaços dentro da instituição, desde a criação da residência multiprofissional. Além disso, o contínuo avanço nas construções e conquistas coletivas da equipe multiprofissional da residência certamente contribuirão para a formação de profissionais capacitados e habilitados para a formatação e composição de redes de atenção à saúde que favoreçam a implementação e concretização dos princípios e diretrizes do SUS.

Palavras-chave


Preceptoria; Educação em saúde; Cuidados Continuados Integrados