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VIVÊNCIAS EM UMA UTI NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
Introdução: O ambiente da UTI Neonatal propicia uma experiência singular, onde o cuidado deve ser permeado pela prática de escuta sensível. Além disso, é fundamental a promoção de acolhimento e vínculo do RN com a sua família. A enfermeira possui papel fundamental nesse processo, pois presta cuidado integral, na perspectiva da humanização e inserção da família. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma UTI Neonatal. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de um plantão de 12 horas em uma UTI Neonatal no período de graduação em uma maternidade-escola de Salvador, Bahia, Brasil. A atividade foi facilitada através da preceptoria de uma enfermeira do serviço. A experiência se deu a partir da participação na atividade de extensão intitulada “A enfermagem frente à mulher no ciclo gravídico-puerperal: conhecer para melhor cuidar”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial – PET Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA. A atividade propôs a aproximação com o ambiente da UTI Neonatal e a prestação de cuidados em neonatologia. Resultados: A experiência da participação nessa atividade de extensão proporcionou a aproximação das acadêmicas no universo da UTI Neonatal, ainda pouco explorado nos currículos de enfermagem. Também contribuiu para a vivência das rotinas gerenciais, dinâmica e peculiaridades do setor, além de possibilitar a prática de cuidados de enfermagem frente a recém-nascidos críticos. Conclusão: A participação em atividades extensionistas em UTI Neonatal constitui-se numa importante tecnologia para formação profissional, sobretudo para o conhecimento desta especialidade e aprendizagem da graduanda no processo de cuidar do recém-nascido crítico.
Palavras-chave
Enfermagem neonatal; Enfermagem de cuidados críticos; Humanização da assistência; Formação profissional
Referências
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