Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS EM UMA UTI NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Luana Moura Campos, Raquel de Alcântara, Telmara Menezes Couto, Josely Bruce dos Santos, Nildete Pereira Gomes, Moniky Araújo da Cruz, Fernanda Matheus Estrela, Jordana Brock Carneiro

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: O ambiente da UTI Neonatal propicia uma experiência singular, onde o cuidado deve ser permeado pela prática de escuta sensível. Além disso, é fundamental a promoção de acolhimento e vínculo do RN com a sua família. A enfermeira possui papel fundamental nesse processo, pois presta cuidado integral, na perspectiva da humanização e inserção da família. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma UTI Neonatal. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de um plantão de 12 horas em uma UTI Neonatal no período de graduação em uma maternidade-escola de Salvador, Bahia, Brasil. A atividade foi facilitada através da preceptoria de uma enfermeira do serviço. A experiência se deu a partir da participação na atividade de extensão intitulada “A enfermagem frente à mulher no ciclo gravídico-puerperal: conhecer para melhor cuidar”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial – PET Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA. A atividade propôs a aproximação com o ambiente da UTI Neonatal e a prestação de cuidados em neonatologia. Resultados: A experiência da participação nessa atividade de extensão proporcionou a aproximação das acadêmicas no universo da UTI Neonatal, ainda pouco explorado nos currículos de enfermagem. Também contribuiu para a vivência das rotinas gerenciais, dinâmica e peculiaridades do setor, além de possibilitar a prática de cuidados de enfermagem frente a recém-nascidos críticos. Conclusão: A participação em atividades extensionistas em UTI Neonatal constitui-se numa importante tecnologia para formação profissional, sobretudo para o conhecimento desta especialidade e aprendizagem da graduanda no processo de cuidar do recém-nascido crítico.

Palavras-chave


Enfermagem neonatal; Enfermagem de cuidados críticos; Humanização da assistência; Formação profissional

Referências


GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz; SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan. A participação da família no cuidado ao prematuro em UTI Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, v.58, n.4, p. 444- 448, ago. 2005.

LAMEGO, Denyse Telles Cunha; DESLANDES, Suely Ferreira; MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes. Desafios para a humanização do cuidado em uma unidade de terapia intensiva neonatal cirúrgica. Revista de Ciências e Saúde Coletiva, v.10, n.3, p. 669-675, set. 2005.

REICHERT, Altamira Pereira da Silva; LINS, Rilávia Nayara Paiva; COLLET, Neusa. Humanização do cuidado da UTI Neonatal.     Revista Eletrônica de Enfermagem, v.09, n.1, p. 200-213, abr. 2007.