Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O CONHECIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UMA UNIDADE NEONATAL SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Mayara Carolina Cañedo, Cristina Brandt Nunes, Maria Auxiliadora de Souza Gerk

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é entendida como uma organização em sistema, composta por diferentes elementos inter-relacionados. Existem diferentes formas de Sistematizar a Assistência de Enfermagem, como o uso de protocolos, fluxogramas de procedimentos, definições de rotinas em manuais. O Processo de Enfermagem é parte integrante da SAE com etapas específicas, com o objetivo de avaliação do paciente. Sistematizar o cuidado implica em utilizar uma metodologia científica. Isso consolida a profissão, além de proporcionar visibilidade para as ações desempenhadas pelo enfermeiro, bem como oferecer subsídios para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico. A sua utilização permite observar benefícios diretos ao paciente, à instituição e aos profissionais da equipe multiprofissional. Objetiva-se verificar o conhecimento da equipe multiprofissional de uma Unidade Neonatal sobre a SAE. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de um questionário em uma Unidade Neonatal, de um Hospital de Ensino na cidade de Campo Grande, sobre a SAE. A aplicação deste material foi realizada como uma atividade da Disciplina de Bioestatística do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O instrumento continha 11 questões. Foi aplicado no mês de maio de 2015 de acordo com a disponibilidade e o aceite da equipe multiprofissional. Desta forma, 30 profissionais responderam ao questionário. Resultados: 14 (46,67%) eram técnicos de enfermagem, quatro (13,33%) auxiliares de enfermagem, três (10%) enfermeiros, sete (23,33%) médicos e dois (6,67%) fisioterapeutas. Destes cinco (16,67%) não conheciam a SAE, sendo dois fisioterapeutas e três técnicos de enfermagem, por conseguinte estes profissionais são os executores da prescrição realizada pelo enfermeiro. Já 25 (83,33%) profissionais disseram conhecer a SAE, logo 11 eram técnicos de enfermagem, quatro auxiliares de enfermagem, três enfermeiros e sete (28%) médicos informaram que tiveram conhecimento do que é a SAE por meio de: artigos científicos (33,33%), livros (26,65%), internet (33,33%), outros meios de comunicação (6,66%), capacitações (36,65%), congressos (19,99%), aulas no curso técnico/graduação (33,33%), enfermeiros (69,99%) e outro meio (6,66%). Logo, consideram a SAE como uma atividade importante em sua rotina de trabalho, 27 (90%) profissionais e, três (10%), dentre eles uma enfermeira, consideram a SAE como menos importante. Na assistência de enfermagem é imprescindível a função da enfermeira enquanto educadora cujo papel não se restringe à transmissão de conhecimentos, deve-se também orientar, explicar, motivar, promover, ensinar, instruir e informar. Os próprios enfermeiros, muitas vezes, não valorizam o seu papel e apontam como dificuldade para o desenvolvimento da SAE a alta demanda de atividades assistenciais, burocráticas e administrativas. Considerações finais: Os profissionais consideram a SAE como uma atividade importante para a assistência prestada ao paciente. Entretanto, observou-se por meio da resposta da enfermeira, que a falta de conhecimento sobre a SAE pode levar a um julgamento errôneo sobre a sua importância para a assistência. Constatou-se que o conhecimento, mesmo que incipiente, da equipe multiprofissional sobre a SAE deve-se ao enfermeiro, que tem um papel educador junto à equipe.

Palavras-chave


Pesquisa em enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem neonatal

Referências