Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO DE VULVOVAGINITES PELA BACTERIOSCOPIA DE SECREÇÃO VAGINAL E COLORAÇÃO DE GRAM, EM GESTANTES QUE REALIZAM PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Joaquim Dias da Mota Longo, Cristina Barbosa dos Santos de Freitas, Elenir Rose Jardim Cury, Sandra Lucia Arantes, Marcelo Lourenço Mortari Alves, Yoshiaki Marques Moriyama

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


INTRODUÇÃO: Em Mato Grosso do Sul, não é preconizado o exame de bacterioscopia (coloração de Gram) de secreção vaginal no atendimento à mulher, nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais da saúde tratam as vulvovaginites mediante resultado do exame preventivo. Pesquisa realizada na cidade de Campo Grande/MS mostrou a efetividade da bacterioscopia na detecção de vulvovaginites em relação ao Papanicolau (95% para 50% respectivamente) (FREITAS, 2004). OBJETIVOS: Utilizar o método de Gram em gestantes que realizam o pré-natal; associar a sintomatologia referida com achados laboratoriais; acompanhar pós-resultados da bacterioscopia e, tratamento, se inseridos, a fim de fornecer subsídios para uma futura inserção deste procedimento no serviço. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico longitudinal, prospectivo e intervencional com 22 gestantes, atendidas em UBSFs de Campo Grande-MS. Os profissionais que atenderam essas gestantes foram treinados e houve a inclusão da bacterioscopia na rotina do preventivo e da análise clínica laboratorial. As variáveis de estudo foram colhidas a partir da anamnese, aspectos clínicos, exame físico (queixas, sintomas, diagnósticos e tratamentos), resultados do exame Papanicolau e da bacterioscopia e foram analisadas utilizando epidemiologia descritiva. Possíveis associações entre as variáveis foram verificadas com os testes Qui-quadrado, Qui-quadrado de tendência e teste exato de Fisher, ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: Do total de 22 gestantes, 45,5% estavam no primeiro trimestre da gestação com vida sexual ativa e 9,1% sem uso de preservativo. Idade média de 24 anos (± 6 anos). Achados: Colo alterado com ectopia e mácula rubra (59,1%), corrimento amarelado (45,5%). 31,8% foram submetidas a tratamento sindrômico, com Metronidazol 2 g e Miconazol 2%, via vaginal. Após tratamento: ausência de leveduras ou Trichomonas vaginalis. Tempo entre coleta e resultado laboratorial: 19 dias. 13,6% receberam tratamento após a bacterioscopia, que identificou a presença de Gardnerella vaginalis, ainda que sem queixas ou alterações ao exame na consulta inicial. CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES: O estudo concluiu que a inclusão do exame de bacterioscopia (coloração de Gram) alterou muito pouco a rotina clínica e laboratorial e trouxe inúmeros benefícios adicionais no diagnóstico precoce das vulvovaginites em gestantes em comparação à prática somente da citologia oncótica. Também, propõe a inclusão do procedimento no Protocolo de Normatização de Assistência de Enfermagem nos Ciclos de Vida, da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (MS), pois qualifica a assistência prestada ao pré-natal e propicia segurança e confiabilidade no tratamento prestado às gestantes.  

Palavras-chave


Bacterioscopia. Vulvovaginites. Pré-natal.

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis.. Programa Nacional de DST e Aids. Secretaria de Vigilância em Saúde. p. 11 Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Controle dos Cânceres do colo do útero e da mama. – Cadernos de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. p. 21. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Fortalecendo a capacidade de respostas ao velhos e novos desafios. Vigilância em Saúde no SUS. Secretaria de Vigilância em Saúde. p. 11. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. p. 11. Brasília, 2012.

FREITAS, C. B. S. A bacterioscopia na rotina do exame ginecológico das mulheres assistidas pelo PSF Silvia Regina, Campo Grande/MS. Disponível em:  <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/premio2004/especializacao/MonografiaCristinaFreitas.pdf> Acessado em 19/03/2012.

FREITAS, V. F.; PICOLI, S. U. Coloração de Gram e as variações na sua execução. NewsLab, edição 82, 2007. Disponível em www.newslab.com.br/ed_anteriores/82/art02/art02.pdf Acessado em 29/03/2012.

GONDO, D. C. A. F. Alteração de flora vaginal em gestantes de baixo risco, atendidas em serviço público de saúde: prevalência e associação à sintomatologia

e achados do exame ginecológico. Rev. Latino-Am. Enfermagem. São Paulo, set-out 2012. Disponível em: <http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-566320> Acessado em 13/03/2012.

KONEMANM, E. W. et al. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. Bacilos Gram-Positivos Aeróbios e Facultativos. Ed. Guanabara. 6 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. cap 14, pg. 829-832.

QUALIDADE NA QUESTÃO LOCAL DE SERVIÇOS E AÇÕES DE SAÚDE. Saúde e Cidadania. Livro 03. Disponível em: <http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_03/03_05.html>. Acessado em 15/04/2012.

MATO GROSSO DO SUL. Plano Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul – 2012 a 2015. Secretaria de Estado de Saúde. p. 26. Nov 2011.

MOTTA, D. A. et al. Prevalência de vaginose bacteriana em pacientes que realizaram bacterioscopia de secreção vaginal em laboratório de saúde pública. Rev Bras Clin Med. São Paulo, jan-fev 2012. Disponível em: <http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-612005> Acessado em 07/03/2012