Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) NA ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE
Thabata Cristy Zermiani, Gisele de Bortolli Rauli, Sibele Pereira de Oliveira, Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Rafael Gomes Ditterich

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


As Redes de Atenção à Saúde (RAS) constituem-se em uma importante estratégia de reorganização do Sistema de Atenção à Saúde, em serviços integrados, vinculados entre si com o objetivo comum de responder de forma integral, equânime, eficaz e efetiva às necessidades em saúde da população brasileira. A fim de propiciar um maior contato dos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a Rede de Atenção à Saúde Bucal, é ofertado aos alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Redes de Atenção UFPR/SMS Curitiba-PR um estágio voluntário no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Prof. Sylvio Gevaerd em Curitiba-PR. Este estágio é realizado em três turnos na semana de 5 horas durante duas semanas, totalizando 30 horas de atividades. Desde 2013, a cada semestre, são ofertadas dez a doze vagas aos alunos do nono período, sendo que 24 acadêmicos já participaram do estágio, no qual acompanharam e realizaram atividades clínicas sob a supervisão das duas preceptoras do PET Saúde Redes de Atenção UFPR/SMS Curitiba-PR; e discutiram o encaminhamento e o fluxo de atendimento (referência e contra referência) dos pacientes do CEO do município. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho consistiu em descrever e analisar a experiência dos alunos que participaram deste estágio.  A percepção dos alunos foi analisada a partir de suas respostas a um questionário, o qual continha perguntas relativas à receptividade e disponibilidade das preceptoras, à qualidade do local e aos benefícios da realização do estágio para a sua formação profissional. Os dados das questões objetivas foram tabulados no Microsoft Excel, ao passo que para as questões abertas foi realizada análise de conteúdo e análise da frequência de palavras. Todos os alunos participantes avaliaram esta experiência como excelente ou muito boa, considerando as preceptoras receptivas e disponíveis e o local de estágio adequado. Além disso, relataram que o estágio foi muito importante à medida que agregou conhecimento e experiência, possibilitando aprimoramento profissional; e permitiu conhecer a atuação do cirurgião-dentista na atenção secundária, a organização do CEO e do Sistema Único de Saúde. Em virtude da compreensão unânime dos alunos acerca da importância desta experiência na atenção secundária, 92% dos alunos apontaram a necessidade de este estágio se tornar uma atividade obrigatória dentro da matriz curricular do curso de odontologia da UFPR, além disso, vários alunos apontaram a necessidade de ampliar a sua carga horária. Percebeu-se, portanto, que o estágio está atingindo seu objetivo de complementar a formação acadêmica em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais, na medida em que os alunos estão tendo a oportunidade de vivenciar a prática de atenção à saúde bucal no Sistema Único de Saúde, não apenas na Atenção Primária, mas também na Secundária, compreendendo assim os fluxos de atendimento e os pontos de atenção na Rede de Atenção à Saúde Bucal.

Palavras-chave


Atenção Secundária à Saúde; Sistema Único de Saúde; Saúde Bucal