Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Projeto Saúde e Prevenção nas escolas (SPE)
Ana Beatriz Carneiro Ferrari, Janaina Souza

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Relato de Experiência Apresentação O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma ação do Programa Saúde nas Escolas, projeto de Política Pública que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da Rede Pública Municipal e Estadual de Educação Básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O objetivo desse projeto é a redução de gravidez na adolescência, das infecções causadas por DST's, e o conhecimento da prática do sexo seguro e métodos contraceptivos Na Universidade foi oferecida uma Capacitação do Projeto, que visa formar Multiplicadores de Orientações do SPE e realizar ações de promoção na saúde sexual dos adolescentes. As atividades foram desenvolvidas em forma de gincanas e Oficinas, que envolviam DST’s, Orientação Sexual e Contraceptivos, com intuito de capacitar o acadêmico para que futuramente, essas Oficinas sejam aplicadas em escolas. As oficinas são todas bem elaboradas e dinâmicas, sempre voltadas para a idade do adolescente. As atividades elaboradas abordam temas atuais e relevantes e até mesmo polêmicos, isso faz com que o estudante quebre paradigmas, abra a mente, descubra curiosidades, reflita sobre preconceitos e tenha uma ampla visão sobre esse assunto que já foi muito debatido. O SPE utiliza materiais como cartilhas, balões, cartazes, revistas e dinâmicas de impacto emocional, sempre criando um vínculo com o estudante, com intuito de capacitar o mesmo. Essa ação em sua totalidade busca, orientação, igualdade e uma diminuição nos índices de infecções causadas por DST's e também a redução da gravidez na adolescência. Resultados: A capacitação impacta na questão de levar a uma indagação de certos paradigmas que já estão pré-estabelecidos na sociedade ou até mesmo na sua própria casa, quebrando ideias impostas. Despertou o interesse em participar do programa na realização de palestras nas escolas e propor as gincanas para os estudantes, voltadas para a prevenção e a educação na saúde dos adolescentes. Considerações Finais: Pudemos notar que hoje os adolescentes e as crianças crescem com um pensamento que muitas vezes reprime sua vida sexual, por ensinamentos precipitados e por modelos que são impostos pela sociedade na qual convivem. A implantação desse projeto nas escolas públicas em parceria com as universidades promovendo os ensinamentos através de simples gincanas deixa o estudante mais à vontade para realizar perguntas e esclarecer dúvidas que muitas vezes não podem ser resolvidas pelos pais, pois podem existir certas tradições que os proíbam. Além disso, a capacitação desencadeia o processo de um projeto continuado, aprimorando assim o nosso conhecimento e produzindo novas concepções para dar continuidade à promoção e prevenção da saúde dos adolescentes.

Referências


Departamento de DST, AIDS E hepatites virais. Site, disponivel em : http://www.aids.gov.br/pagina/jovem, acesso em 12 de junho de 2015

Biblioteca Virtual de Saúde. Site, disponivel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_prevencao_escolas.pdf, acesso em 12 de junho de 2015.