Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
REDE DE SUPORTE À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONJUGAL
Luana Mora Campos, Nadirlene Pereira Gomes, Ionara da Rocha Virgens, Jordana Brock Carneiro, Fernanda Matheus Estrela, Telmara Menezes Couto, Nadjane Rebouças Gomes, Luana Araújo dos Reis

Última alteração: 2015-11-24

Resumo


INTRODUÇÃO: A violência conjugal pode ser considerada um problema de saúde pública, pois além de trazer danos à saúde física e mental das mulheres e da sua família, compromete a produtividade econômica do país. Diante a complexidade e magnitude da violência conjugal, necessário se faz a articulação de saberes e serviços. OBJETIVO: Identificar a rede de suporte à mulher em situação de violência conjugal. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, vinculado ao projeto “Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal”, sob financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). As participantes da pesquisa foram 10 mulheres com vivência de violência conjugal, em processo na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Salvador, Bahia, Brasil, eleita como cenário do estudo. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de grupo focal. A pesquisa respeitou os aspectos éticos contidos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: Conforme as mulheres participantes do estudo, a família, os amigos, as organizações não governamentais (Narcóticos Anônimos, MADA – Mulheres que amam demais) e os equipamentos institucionais para proteção a vitimas de violência (Delegacia da Mulher, Vara, Ministério Público, Defensoria Pública) constituem uma rede de apoio para o enfrentamento da violência conjugal. Mesmo que de forma isolada, o apoio recebido favorece o empoderamento das mulheres, fortalecendo-as para adoção de iniciativas para saída do ciclo da violência. CONCLUSÃO: Os achados nos remetem a necessidade de fortalecimento da rede de apoio à mulher em situação de violência, que não se limite às instituições formais, englobando os demais meios de suporte elencados pelas mulheres. A enfermagem, na atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde, pode viabilizar esse processo.

Palavras-chave


Violência contra a mulher; Estratégias de enfrentamento; Enfermagem de atenção primária; Políticas públicas.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes: norma técnica. 2ª ed. Brasília, 2005.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e Mediação de conflitos. ITS Brasil: 2008. Disponível em: <http://www.unmp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=127:curso-qdireitos-humanos-e-mediacao-de-conflitosq &catid=36:noticias&Itemid=61>. Acesso realizado em: 16 dez. 2014.

DEEKE, Leila Platt et al. A dinâmica da violência doméstica: uma análise a partir dos discursos da mulher agredida e de seu parceiro. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n.2, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 14 dez. 2014.

GOMES, Nadirlene Pereira. Trilhando caminhos para enfrentamento da violência conjugal. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

MENEZES, Paulo Ricardo de Macedo et al. Enfrentamento da violência contra a mulher: articulação intersetorial e atenção integral. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 3, set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000300778&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 dez. 2014.

PAIXÃO, Gilvânia Patrícia do Nascimento. Violência conjugal: compreendendo o fenômeno a partir do discurso feminino. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12173/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Enf_ Gilv%C3%A2nia%20Paix%C3%A3o.pdf> Acesso em: 16 dez. 2014.

SILVA, Raquel de Aquino et al. Enfrentamento da violência infligida pelo parceiro íntimo por mulheres em área urbana da região Nordeste do Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, dez. 2012, v. 46, n. 6. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102012000600011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 dez. 2014.

ZACAN, Natália; WASSERMANN, Virgínia; LIMA, Gabriela Quadros. A violência doméstica a partir do discurso de mulheres agredidas. Pensando Famílias, 2013, v. 17, n.1, p. 63-76.