Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Formação de Professores como Agentes Multiplicadores – Sexualidade e Gravidez na Adolescência: uma abordagem prática dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Nathane Tayná Dias Machado, Cássia Marina de Oliveira Santana, Cândida Amélia Marinho de Oliveira, Denise Alves Guimarães, Carlos Alberto Pegolo da Gama

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação A proposta constitui-se em capacitar professores como multiplicadores para trabalhar com a temática de sexualidade e prevenção de DST/AIDS e gravidez na adolescência nas escolas de nível médio da rede pública de ensino médio dos bairros periféricos do município de Divinópolis. Tal iniciativa visa à adequação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propostos pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a amplificação e aprimoramento da orientação sexual nas escolas de modo que o tema sexualidade fosse abordado de maneira transversal. Dessa forma, todos os professores de todas as disciplinas discutiriam sobre o tema com seus alunos, sempre que esses demonstrassem curiosidade. Desenvolvimento do trabalho O público alvo são professores de todas as disciplinas de quatro escolas públicas do município de Divinópolis, antecipadamente selecionadas e convidadas a participar do programa. Inicialmente, foi realizados seminários de nivelamento teórico-prático e revisão bibliográfica visando à formação da equipe que participa do projeto. Posteriormente, realização de formação de agentes multiplicadores por meio de uma oficina com rodas de conversa na própria instituição de ensino. Nesse processo, serão propostos momentos reflexivos intercalados de momentos onde o grupo receberá informação mais estruturada sobre o tema. Os professores após serem formados como multiplicadores, organizarão oficinas com os alunos baseadas na metodologia da Roda de Conversa com o tema Sexualidade e Prevenção de DST/AIDS e gravidez na adolescência. Resultados e/ou impactos Por meio de outros projetos desenvolvidos percebeu-se a importância do professor como uma referência para as questões de sexualidade para o aluno. Na maioria das vezes o professor não tem subsídio para trabalhar com as questões de sexualidade além do enfoque biológico, dessa maneira se preservam, frente aos alunos, com relação aos seus próprios questionamentos, receios e ansiedades. Assim, deve haver uma constante capacitação dos professores e uma readequação na metodologia trabalhada com o publico jovem sobre os temas relacionados à sexualidade. Visto que, espaços educacionais com discursos disciplinadores, não funcionam da maneira esperada. Dessa forma, considerando as ações de educação em saúde na sua potencialidade em promover saúde e os professores como agentes facilitadores na produção de opinião e atitudes concluídas pelo adolescente, a formação dos educadores como agente multiplicadores utilizando a metodologia de rodas de conversa tem seu papel fundamental para abordagem e construção de conhecimentos relacionados à  sexualidade, prevenção de DST/AIDS e gravidez na adolescência. Considerações finais Espera-se que as ações de educação em saúde auxiliem os professores a se tornarem multiplicadores do diálogo aberto sobre a temática da sexualidade e de conhecimentos sobre as práticas de sexo seguro, ao lidarem com alunos e com outros atores sociais. Tais ações favorecem aos jovens meios para alcançarem uma melhor qualidade de vida por meio da reflexão de suas atitudes.

Palavras-chave


sexualidade; professores; parâmetros curriculares; agentes multiplicadores

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