Tamanho da fonte:
A rota do VER-SUS Pernambuco na formação de atores sociais: Um relato de experiência
Última alteração: 2015-11-04
Resumo
Sabe-se que um dos maiores questionamentos e preocupações dos estudantes da área da saúde é a sensação de despreparo e de insegurança para atuarem nos serviços de saúde brasileiros. Inúmeros são os acadêmicos que se queixam de não saber o real funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sua gestão, suas atividades peculiares, seus objetivos e sua abrangência. Na busca de preencher essa lacuna e modificar o problema identificado, surge em 2002 o programa “Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde”, o VER-SUS. O VER-SUS/BRASIL faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil da área da saúde de aproximar os estudantes universitários do setor aos desafios inerentes à consolidação do SUS em todo o território nacional. Representa, também, um compromisso do gestor do SUS com a aprendizagem dos estudantes que se preparam para este setor. Dessa forma, o estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem nos últimos três anos do VER-SUS/Pernambuco. As vivências ocorreram no período de férias em diferente locais Paulista em 2013, Caruaru e Goiana em 2014 e Morro da Conceição em 2015. Contou com a participação de acadêmicos, provenientes de instituições de ensino público e privados, dos mais diversos cursos. O espaço com duração média de 11 dias é utilizado para trabalhar eixos temáticos diários, que apresente a saúde em seu conceito ampliado. Considerar a sociedade, entendendo na lógica de seu funcionamento capitalista, a realidade do SUS é muito importante na formação do conhecimento dos graduandos, já que na academia não possuem, no contexto sociopolítico, uma formação direcionada à atuação no mesmo. O VER-SUS, como dispositivo de ensino, desperta o contato com o novo, a sensação de incômodo e o desejo de ação de cada participante no seu processo de formação, bem como futuramente na sua atuação profissional. O acúmulo de experiência e vivências acaba por produzir estímulos e mudanças na visão dos estudantes, tornando-os acadêmicos militantes do sistema que rege a saúde nacional.
Palavras-chave
Sistema Único de Saúde; Saúde Pública; Educação; Política de Saúde.
Referências
LIRA NETO, José Cláudio Garcia et al. VER-SUS: um relato de experiência sobre uma vivência-estágio na realidade do sistema único de saúde. RevEnfermUfpe, Recife, p.1042-1046, mar. 2013.
LIMA, Augusto Fernando Santos de et al. Augusto Fernando Santos de Lima. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA, 11., 2014, Fortaleza. Inclusão de graduandos no contexto político-social da saúde: uma experiência de construção do versus em Pernambuco. Botucatu: Interface, 2014.