Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES COGNITIVAS PARA IDOSOS: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Évany Maria Umbelina Amorim Smith, Ingrid Raiane Renê Cordeiro

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: Enquanto o tempo passa o processo de envelhecimento ocorre lento e gradualmente e quanto mais idade biológica o individuo apresentar, mais mudanças o organismo irá sofrer, comprometendo progressivamente seus aspectos físicos e seus efeitos no desempenho cognitivo. Frente a isto, o presente estudo traz a educação em saúde como estratégia prevenção de agravos e promoção da saúde, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Para tanto, pensou-se uma ação educativa voltada à necessidade de estimular atividades cognitivas, por meio de simples exercícios mentais, proporcionando ao público idoso um melhor desenvolvimento de suas atividades diárias. Objetivamos relatar a experiência de acadêmicos do 3º Semestre do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará na realização de uma ação educativa por meio de exercícios estimuladores para idosos. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A experiência consistiu na construção de uma ação educativa a um grupo de idosos, na Instituição de Assistência Social Lar Fabiano de Cristo, Belém-Pará. A ação desenvolveu-se com um grupo de 15 idosos e para sua construção foram seguidas duas etapas. A primeira etapa consistiu em orientar a importância das atividades cognitivas por meio de simples jogos e ampliar o conhecimento dos idosos acerca dos exercícios que ajudam a manter o cérebro ativo. Iniciamos esse momento com a exposição de uma atividade denominada Jogo da Memória, contendo cartas com imagens que faziam referência a exercícios físicos, alimentação saudável, qualidade do sono, a importância da leitura, palavras cruzadas. Estas são atividades que beneficiam a memória, capacidade de atenção e raciocínio e evitam a lesão dos neurônios, impedindo o comprometimento intelectual. A segunda etapa foi para avaliar compreensão dos idosos sobre o tema abordado. Eles comentaram sobre a situação apresentada, com base nas orientações discutidas em grupo, demonstrando conhecimentos e saberes relativos à temática abordada. RESULTADOS: Os idosos participaram da ação educativa e demonstraram-se receptíveis ao conteúdo abordado, houve uma troca satisfatória de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos e os idosos. Ao término foram entregues revistas de palavras cruzadas que estimulam a capacidade de raciocínio e criatividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos a partir da elaboração e execução da ação educativa que é possível desenvolver ações de caráter participativo, estimulando a interação do grupo na construção de novos saberes. Este estudo possibilitou ainda, apresentar aos acadêmicos de enfermagem a potencialidade da educação em saúde como meio de prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação; Saúde