Tamanho da fonte:
Atuação de Agentes Comunitários de Saúde no contexto Amazônico: principais entraves vivenciados na prática cotidiana
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
Apresentação: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) representa o elo entre a população e a Atenção Básica à Saúde no Brasil e deve responder positivamente ao amplo espectro de demandas da população. Na Amazônia, a dimensão territorial e geográfica, somado aos entraveis sociais e políticos existentes, muitas vezes impossibilitam a oferta de serviços de qualidade, por isso, objetivou-se conhecer as principais dificuldades laborais vivenciadas por ACSs, dentro do contexto Amazônico. Desenvolvimento do trabalho: trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, de caráter transversal, em que foi aplicado um questionário estruturado, à 35 ACSs, contendo perguntas acerca dos desafios laborais presentes no cotidiano dos mesmos. O estudo é fruto de um projeto de extensão universitária (Campus Avançado), da Universidade do Estado do Pará, efetuado em um município da região oeste do Pará, no ano de 2014. Resultados: Os dados permitiram identificar que a amostra era composta, em sua maioria, por integrantes do gênero feminino (60%), com ensino médio completo (57,1%), renda de até 1 salário mínimo (91,4%) e média de 4,5 anos de tempo de atuação profissional. Sobre as dificuldades, 100% relataram fragilidade quanto a competência técnica, na abordagem as mais diversas situações de saúde; O enfermeiro despontou como a principal fonte de informação frente as problemáticas diárias de trabalho (57,1%) e suporte de treinamento (80%); o motivo de maior preocupação no agir cuidador do ACS, foi não saber atuar em situações inesperadas (42,8%); 28,5% apontaram a falta de recursos (infraestrutura e recursos humanos) e pouco conhecimento teórico-prático inerente a sua profissão, como os entraves que mais interferem na prestação de uma assistência humanizada e de qualidade. Considerações finais: A partir dos resultados, pode-se inferir que é de extrema urgência garantir capacitações e condições que otimizem o trabalho dos ACSs junto à comunidade, uma vez que estes são atores principais na Atenção Primária à Saúde, trabalhando primordialmente em prol da valorização da vida da população, e que sua área de atuação (Amazônia) necessita ser vista com um olhar diferenciado, considerando as peculiaridades da mesma.
Palavras-chave
Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Região Amazônica
Referências
ALMEIDA, A.S.B.; SOUZA, C.R.; LEAL, J.F.S.; SÁ, M.T.G.; MIRANDA, M.K.V.; PIMENTEL, E.M. Capacitação de Profissionais de Saúde para o Atendimento Básico ao Trauma com utilização de recursos naturais da Região Amazônica: um relato de experiência. Anais do 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Belém, PA, 28 a 31 de outubro de 2014.
SILVA, J.A; DALMASO, A.S.W. (2002). O agente comunitário de saúde e suas atribuições: os desafios para os processos de formação de recursos humanos em saúde. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.75-96.