Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Atuação de Agentes Comunitários de Saúde no contexto Amazônico: principais entraves vivenciados na prática cotidiana
CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA, JONATA RIBEIRO DE SOUSA, Júlia Freire Souza Leal, Alessandro Santos Bonfim de Almeida, Maria Tatiane Gonçalves Sá, Mônica Karla Vojta Miranda, Leilane RIBEIRO DE SOUZA

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) representa o elo entre a população e a Atenção Básica à Saúde no Brasil e deve responder positivamente ao amplo espectro de demandas da população. Na Amazônia, a dimensão territorial e geográfica, somado aos entraveis sociais e políticos existentes, muitas vezes impossibilitam a oferta de serviços de qualidade, por isso, objetivou-se conhecer as principais dificuldades laborais vivenciadas por ACSs, dentro do contexto Amazônico. Desenvolvimento do trabalho: trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, de caráter transversal, em que foi aplicado um questionário estruturado, à 35 ACSs, contendo perguntas acerca dos desafios laborais presentes no cotidiano dos mesmos. O estudo é fruto de um projeto de extensão universitária (Campus Avançado), da Universidade do Estado do Pará, efetuado em um município da região oeste do Pará, no ano de 2014. Resultados: Os dados permitiram identificar que a amostra era composta, em sua maioria, por integrantes do gênero feminino (60%), com ensino médio completo (57,1%), renda de até 1 salário mínimo (91,4%) e média de 4,5 anos de tempo de atuação profissional. Sobre as dificuldades, 100% relataram fragilidade quanto a competência técnica, na abordagem as mais diversas situações de saúde; O enfermeiro despontou como a principal fonte de informação frente as problemáticas diárias de trabalho (57,1%) e suporte de treinamento (80%); o motivo de maior preocupação no agir cuidador do ACS, foi não saber atuar em situações inesperadas (42,8%); 28,5% apontaram a falta de recursos (infraestrutura e recursos humanos) e pouco conhecimento teórico-prático inerente a sua profissão, como os entraves que mais interferem na prestação de uma assistência humanizada e de qualidade. Considerações finais: A partir dos resultados, pode-se inferir que é de extrema urgência garantir capacitações e condições que otimizem o trabalho dos ACSs junto à comunidade, uma vez que estes são atores principais na Atenção Primária à Saúde, trabalhando primordialmente em prol da valorização da vida da população, e que sua área de atuação (Amazônia) necessita ser vista com um olhar diferenciado, considerando as peculiaridades da mesma. 

Palavras-chave


Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Região Amazônica

Referências


ALMEIDA, A.S.B.; SOUZA, C.R.; LEAL, J.F.S.; SÁ, M.T.G.; MIRANDA, M.K.V.; PIMENTEL, E.M. Capacitação de Profissionais de Saúde para o Atendimento Básico ao Trauma com utilização de recursos naturais da Região Amazônica: um relato de experiência. Anais do 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Belém, PA, 28 a 31 de outubro de 2014.

SILVA, J.A; DALMASO, A.S.W. (2002). O agente comunitário de saúde e suas atribuições: os desafios para os processos de formação de recursos humanos em saúde. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v6, n10, p.75-96.