Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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UM NOVO OLHAR DO PROFESSOR DO CAMPO DE PRÁTICA: A ÓPTICA DO PRECEPTOR E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O SERVIÇO
LINEY MARIA ARAUJO, AUDREY MOURA MOTA GERONIMO, ALEXANDRE FERREIRA DAMASCENO

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Ensinar aprendendo é verdadeiramente aprender a ensinar. São dois verbos que estão presentes no decorrer das nossas vidas, desde a concepção. Da tenra idade ao completo envelhecimento, ora estamos ensinando e ora aprendendo, porém, isso não significa que não se pode estar praticando os dois verbos simultaneamente. O professor do campo de prática exercita muito bem os verbos APRENDER e ENSINAR. Eis um relato de experiência que descreve a importância da contribuição do preceptor na ensinagem, com orientações dos bolsistas do Projeto de Reorientação da Formação Profissional de Saúde (PRÓ/PET SAÚDE) inseridos no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá, Mato Grosso. A Metodologia da Problematização foi aplicada para observação da realidade e identificação das demandas, para elaboração de ações seguras e fundamentadas, mediadas pela vivência e experiência do preceptor. Receber os bolsistas do PET-Saúde/Pró-Saúde foi contribuir para uma formação profissional transformadora, no futuro campo de trabalho, dotando-o de autoconfiança nesse processo pedagógico, que perpassa por muitos desafios para essa dupla em ação (educando e educador). Ambos estão trazendo bagagens de vivências e experiências bem distintas para exercitá-las em um cenário que envolve um terceiro ator, a comunidade, que poderá trazer consigo ou não o seu cabedal de conhecimento empírico. O princípio de tudo é entender que quem está “brotando” na prática profissional não será capaz de ter o mesmo feeling do preceptor, para agir com as mesmas expertises que este adquiriu ao longo do seu labor, somadas as vivências, repetições de técnicas, referenciais científicos e a bagagem do usuário. As metodologias ativas são as responsáveis verdadeiramente pela aproximação dos preceptores com seus ingressos e destes com a comunidade de forma profunda e imparcial. Assim, aprender e ensinar transpõe o pessoal anulando o impessoal, deixando as relações das vivências profissionais e individuais resultarem em reflexões transformadoras no ambiente da preceptoria, proporcionando melhores resultados nos processos pedagógicos. No entanto, o aprendiz necessita ser acolhido pela equipe multiprofissional com a mesma qualidade do cliente, para o exercício da autoconfiança. Esses processos de acolhimento e humanização se aplicam a eles com o mesmo peso e valor que são aplicados aos usuários, sendo responsáveis pelo sucesso da troca de saberes entre serviço/ensino/comunidade, para que não ocorram prejuízos as partes envolvidas. Constata-se que a equipe multiprofissional, munida de conhecimento específico, traz as suas contribuições oportunas na construção do conhecimento do acadêmico. Ensinar e aprender passou a ser desafiador para o preceptor, explicitando um antagonismo nas realidades sociais dos envolvidos, necessário para o movimento contínuo de aprender e ensinar e vice-versa, fazendo aqui uma alusão as metodologias ativas de aprendizagem, um dos métodos usados com os acadêmicos da saúde de vários cursos sob os olhares do preceptor. Participar de situações reais ou muito próximas da destas, que certamente irão encontrar na condição de profissional elimina a abstração e cria um link sólido entre a teoria e a prática, resultando em uma sensação de segurança nas condutas doravante.

Palavras-chave


Ensinagem; PET-Saúde/PRÓ-Saúde; SAE/Cuiabá.

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