Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
INSERÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA NAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB)
Deisy Tolentino do Nascimento, Thais Thais Chiapinotto dos Santos, Mirceli Goulart Barbosa, Daniela Tozzi Ribeiro, Fernanda Monte da Cunha, Aline Vargas Ferreira, Jeanice da Cunha Ozorio, Caren Serra Bavaresco

Última alteração: 2016-03-18

Resumo


APRESENTAÇÃO: Na última década, o Brasil obteve avanços na implementação de políticas e ações intersetoriais voltadas para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visando assegurar o direito humano à alimentação adequada. Considerando os desafios e a transição nutricional, o nutricionista tem uma importante atuação nas equipes de atenção básica e equipes de apoio matricial. O objetivo desse trabalho é verificar as formas de inserção do profissional nutricionista nas equipes de Atenção Básica participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo com 17.202 equipes de atenção básica do PMAQ-AB. Os dados foram coletados no ano de 2012 e dizem respeito ao módulo de entrevista com o profissional de saúde, mais especificamente relacionado ao quantitativo de nutricionistas da equipe ampliada da atenção básica e ao bloco de questões referentes ao apoio matricial. As respostas foram analisadas a partir do software SPSS versão 22 de forma dicotômica sendo expressos através de frequências.  Resultados: Entre as 17.202 equipes participantes do PMAQ-AB, 13.361 não possuíam nutricionista na equipe ampliada, 3.472 possuem nutricionista e 369 não souberam responder. Das equipes que tem em sua composição o profissional nutricionista, 3.366 possuíam uma nutricionista, 84 tem duas nutricionistas e 22 tem acima de três nutricionistas. Em relação ao bloco de apoio matricial, 7.462 fazem parte do NASF, 2.101 da vigilância em saúde, 7.095 são especialistas da rede, 3.337 são profissionais específicos para atividade e 2.004 profissionais nutricionistas compõem outras modalidades de apoio matricial. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O nutricionista possui conhecimentos capazes de melhorar o perfil epidemiológico e nutricional da população, através do desenvolvimento de ações de alimentação e nutrição. Mesmo com a ampliação e as diversas formas de inserção do nutricionista na AB ainda é necessária a ampliação do número desses profissionais, levando em consideração as características do território e da população.

Palavras-chave


Pmaq; Profissional da Saúde; Atenção Básica

Referências


MELÉNDEZ, G. V.; KAC G. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(Sup. 1):S4-S5, 2003.

BRASIL. O estado da segurança alimentar e nutricional no brasil. Um retrato multidimensional. Brasília, agosto de 2014.