Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
A ouvidoria como elemento estratégico na saúde pública: relato de experiência
Simone Alves de Carvalho
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
Este artigo apresenta a ouvidoria no setor de saúde pública, suas funções e seu uso estratégico no atendimento ao cidadão. O objetivo é apresentar a realidade da ouvidoria como setor de apoio ao serviço público e desmitificar a visão negativa da mesma. A metodologia utilizada é o relato de experiência do período em que exerci a função de Ouvidora em um grande hospital público do estado de São Paulo, cujo nome não será explicitado por questões éticas. Esse relato de experiência encobre o período de 2 anos, nos quais foram registradas todas as queixas, elogios e solicitações recebidas pela ouvidoria pelos diversos meios de comunicação disponíveis. Os gráficos e quadros resultantes do trabalho oferecem uma visualização de fácil compreensão e assimilação. Como efeitos percebidos na função de ouvidora, destaca-se a necessidade de aprofundar a disciplina de comunicação interpessoal nos cursos de graduação e especialização de todas as profissões que lidam diretamente com pessoas. Na área de saúde, os profissionais que tratam a parte clínica dos pacientes, como médicos e enfermeiros, devem refletir sobre a importância que essa comunicação tem para o resultado positivo do tratamento, porque, se o paciente não entender alguma instrução médica, ele vai fazer errado, o que pode ser prejudicial à sua condição clínica. As equipes de apoio administrativo também devem se preocupar com a comunicação interpessoal, pois o atendimento é iniciado com um telefonema ou um pedido de informação no próprio hospital, e a percepção positiva ou negativa do paciente se dá a partir desse primeiro contato. Observa-se que a ouvidoria deve ser entendida como estratégica para a criação de políticas públicas de saúde, pois ela detém informações sobre as necessidades da população. O problema do funcionalismo público é real e também um fator desmotivador, pois não está previsto um plano de carreira, promoções e premiações, como em organizações privadas. Entretanto, as pessoas devem estar imbuídas de senso de responsabilidade e entender que aquele espaço é de uso público, tendo os cidadãos o direito de receber um atendimento de qualidade em todos os setores. A ouvidoria tem um papel importante que, embora já tenha sido conquistado legalmente, deve ainda ser legitimado pelas organizações de saúde e compreendido como uma ferramenta estratégica para a melhoria dos processos.
Palavras-chave
ouvidoria; comunicação pública; comunicação estratégica
Referências
BRAZ, Ailim; VARÃO, Rafiza. O papel das ouvidorias na comunicação organizacional. In: IASBECK, Luiz Carlos Assis (org.). Ouvidoria: mídia organizacional. Porto Alegre: Sulina, 2012.
COMPLAK, Krystian. Ouvidoria é lugar de compreensão. In: Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo: PPGCom/ECA-USP, Gestcorp/ECAUSP e Abrapcorp, n. 12, ano 7, 1º sem. 2010.
FORNAZARO, Maria Inês e PEREIRA, Teresa Cristina Ballarini. A ouvidoria no governo do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2013.
GOIS, Antônio; LACERDA, Luiz; SOUZA, Sérgio. A atuação proativa de ouvidoria em um hospital público. In: PEREZ, José; BARREIRO, Adriana; PASSONE, Eric (Org.). Construindo a ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas. Campinas: Unicamp/ Ouvidoria, 2011.
IASBECK, Luiz Carlos Assis. Ouvidoria é comunicação. In: Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo: PPGCom/ECA-USP, Gestcorp/ECAUSP e Abrapcorp, n. 12, ano 7, 1º sem. 2010.
IASBECK, Luiz Carlos Assis. Competências comunicacionais em ouvidoria. In: IASBECK, Luiz Carlos Assis (org.). Ouvidoria: mídia organizacional. Porto Alegre: Sulina, 2012.
IERVOLINO, Antonio; ARMADA, Rosandra; MORAES, Sidéia. Ouvidorias na área de saúde pública: reflexões sobre a prática. In: PEREZ, José; BARREIRO, Adriana; PASSONE, Eric (Org.). Construindo a ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas. Campinas: Unicamp/ Ouvidoria, 2011.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4.ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003.
VISMONA, Edson. A evolução das ouvidorias no Brasil. In: PEREZ, José; BARREIRO, Adriana; PASSONE, Eric (Org.). Construindo a ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas. Campinas: Unicamp/ Ouvidoria, 2011.