Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO ENSINO TRADICIONAL E METODOLOGIA ATIVA
Anderson de Araujo Martins, Pâmela Ribeiro Ramos, Patricia Lima Ávalos, Nathan Aratani

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


INTRODUÇÃO: É crescente a utilização de metodologias ativas na formação de profissionais da saúde, as quais são processos de ensino-aprendizagem que propiciam ao aluno a construção de um pensamento crítico-reflexivo, voltado para a realidade visando a solução de problemas, que reflitam sobre a sociedade e seus determinantes, buscando conciliar teoria e prática. Dentre essas estratégias pedagógicas, encontramos a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual é uma proposta de ensino que procura a articulação de disciplinas voltada para a realização de práticas interdisciplinares e resolução de situações problemas com a aprendizagem centrada no aluno como autoconstrutor do conhecimento e o docente apenas um facilitador desse processo. O método ABP possibilita ao aluno um aprendizado mais produtivo que o ensino tradicional, pois as disciplinas estão integradas entre si, combinando conteúdos do básico com o profissionalizante auxiliando os estudantes em suas práticas. Já no ensino tradicional os conteúdos são desenvolvidos de maneira isolada em disciplinas independente umas das outras, resultando em um aprendizado fragmentado, onde o rendimento acadêmico é prejudicado, pois a associação de conteúdos muitas vezes não é alcançada. As discussões propiciadas pelas tutorias na solução de uma situação problema estimulam o discente a buscar diversos meios para a formação de uma opinião concisa sobre determinado assunto, fomentando no mesmo o interesse em aprender e incentivando a construção de um pensamento crítico capaz de refletir acerca do impacto do que fora exposto, com o cotidiano considerando os fatores que implicam na solução deste. Além do que foi mencionado pode-se salientar que as tutorias são essenciais na formação de profissionais enfermeiros como líderes, agentes comunicativos e capazes de trabalhar em equipe para lidar com as diferentes situações, características as quais dificilmente são encorajadas no modelo tradicional e também é fundamental para uma relação professor-aluno benéfica, sendo o docente moderador do processo ensino-aprendizagem e não transmissor do conhecimento como no modelo de ensino tradicional, já que o mesmo é construído por ambos. (CYRINO; PEREIRA, 2004). A Aprendizagem Baseada em Problemas ainda apresenta algumas dificuldades, pois muitas vezes sobrecarrega o aluno, o qual em partes não tem o tempo necessário para seu estudo ser produtivo, outro fato importante a ser ressaltado é a adesão e a capacidade dos docentes em desenvolver o método de maneira adequada tendo como objetivo principal a melhor aprendizagem dos acadêmicos.  Vale reforçar que diversas vezes a falta de preparo e de interesse dos professores, sobretudo das matérias básicas, em adotar metodologia ativa, acabam por prejudicar a construção do conhecimento fazendo com que os estudantes não atinjam o que é proposto pelo método. Objetivo: O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência de alunos de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS que vivenciaram o modelo tradicional de ensino e o método ativo. Descrição da Experiência: Considerando a vivência no ensino tradicional, podemos citar que seus principais pontos positivos incluem a organização das disciplinas de maneira que facilita a sistematização do tempo de estudo para cada uma, o conhecimento acerca de um assunto é mais sólido, porém mais difícil de ser assimilado, os professores em geral estão mais habituados a trabalhar com esse método, facilitando a resolução de dúvidas. Os aspectos negativos que merecem destaque são o conhecimento transmitido, o qual é isolado, não há estímulo de integralização entre uma disciplina e outra, e o aprendizado torna-se dissociado. Esse método acaba sendo centrado no professor como detentor e única fonte de saber, não incentivando o aluno a buscar outras fontes para o seu conhecimento, vale também salientar que o modo conforme as avaliações são organizadas, de maneira separada, auxilia no planejamento do tempo de estudo. Já o método ABP acaba exigindo maior dedicação por parte dos discentes, pois trata-se de uma metodologia ativa, em que o professor está ali apenas para facilitar a aprendizagem, fazendo com que o estudante empenhe-se em pesquisar outras fontes, despertando interesse no mesmo em sempre pesquisar mais do que é proposto. Por os conteúdos/disciplinas estarem articulados favorece a compreensão dos alunos a respeito de determinado assunto, como por exemplo, o sistema digestório, abordando ao mesmo tempo a anatomia, fisiologia, histologia e parasitoses do mesmo, propiciando uma melhor associação dessas. Outro ponto benéfico da ABP são as tutorias, as quais acabam por estimular os discentes a possuírem uma visão mais ampla acerca do que fora discutido, além de encorajar os estudantes a conseguirem se expressar de maneira mais clara e desinibida, com a realização das mesmas os acadêmicos constroem o conhecimento de forma coletiva, considerando a própria opinião e dos demais, não somente a partir do individual. A elaboração do portfólio contribui para o aprendizado, por incentivar os alunos a se familiarizarem com as normas técnicas e a escrita científica, servindo também como uma futura fonte de informações para os mesmos, auxiliando até mesmo na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os pontos negativos a serem considerados são o pouco tempo livre para estudos, ou seja, a grade é muito sobrecarregada e são muitos assuntos a serem aprendidos. É importante também reforçar que devido à recente adesão do curso a esse método alguns docentes ainda não estão preparados para lidar com o mesmo, sobretudo professores do básico, os quais apresentam certa resistência à ABP. Em virtude da grande carga horária e variedade de conteúdos trabalhados o aluno acaba sendo prejudicado ao perder uma conferência, devido às avaliações serem integradas às vezes acaba atrapalhando o desempenho dos acadêmicos, visto que alguns assuntos divergem bastante, dificultando a assimilação dos mesmos. RESULTADOS: Consideramos que com a utilização da ABP os estudantes foram incentivados a adquirir um interesse maior tanto pela leitura, quanto pela pesquisa científica, desenvolvendo habilidades como a interpretação e escrita, essenciais na formação de qualquer profissional contribuindo para a articulação entre conhecimento prévio e adquirido com as discussões do grupo, alcançando saberes e habilidades, os quais lhes serão úteis ao longo da vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Comparando os dois métodos, podemos inferir que o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é mais vantajoso em relação ao modelo de ensino tradicional, uma vez que a ABP propicia aos alunos uma aprendizagem mais ampla e concisa. 

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Enfermagem; Formação Profissional.

Referências


CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p.780-788, maio 2004.