Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DO PET-SAÚDE
Tânia Regina Aosani, Ana Cristina Costa Lima

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


INTRODUÇÃO: Este texto trata-se de um relato de experiência de observação participante de um grupo de PET-Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). A atividade foi desenvolvida a partir de uma proposta da disciplina de Políticas e Práticas de Ensino em Saúde do Mestrado em Ciências da Saúde da instituição. Objetivo: conhecer a percepção de estudantes sobre o trabalho em equipe interdisciplinar na perspectiva de ações em rede a partir da experiência de PET-Saúde. Metodologia: a observação participante foi desenvolvida a partir de um roteiro construído previamente por meio de discussões e tutorias em sala de aula. O processo de observação também contou com a produção de diário de campo. O cenário da observação foi um encontro de socialização de experiências e de apresentação dos resultados de pesquisa do grupo PET – Vigilância em saúde da UNOCHAPECÓ. Participaram do encontro os estudantes e preceptores do grupo. RESULTADOS: para os estudantes o trabalho interdisciplinar precisa ser construído na Universidade, esta percepção ocorreu a partir das aproximações entre cursos das áreas de saúde proporcionadas pelas pesquisas desenvolvidas durante a experiência de PET vigilância e pelos espaços de integração com os serviços. A integração entre os cursos os fez perceber a distância entre as áreas de saúde e conhecer sobre o papel de cada profissão envolvida, os fez também questionar sobre as dificuldades dos serviços de saúde como o trabalho em equipe, multidisciplinar e em rede e que a experiência de aproximação interdisciplinar na universidade foi fundamental para esta compreensão. A rede parece estar envolta desse distanciamento entre profissões e da dificuldade de comunicação entre as áreas, dificuldades está também sentida pelos estudantes durante a graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a experiência de PET possibilitou aos estudantes, aproximações interdisciplinares e com os serviços relacionados aos seus temas de pesquisa em vigilância em Saúde. Ocorreu uma ampliação do conceito de SUS e do trabalho em equipe. A experiência possibilitou aos estudantes se visualizar nos serviços de saúde e a perceber as necessidades do trabalho interdisciplinar que começa na universidade e posteriormente é ampliado para as práticas de saúde nos serviços.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade. PET – Saúde. Rede de Atenção à Saúde.

Referências


ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da formação profissional em saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília-DF, 2007.

COSTA, Elisa M. Amorim da; CARBONE, Maria H. Saúde da Família: uma abordagem multidisciplinar. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.

MATTOS, Ruben Araújo; PINHEIRO, Roseni. Cuidado: as fronteiras da Integralidade. 2 ed. Rio de Janeiro, 2005, p.21-56.

TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges. Emergência da Inter e da transdisciplinaridade na Universidade. In: AUDY, Jorge Luiz Nicolaz; MOROSINE, Marília Costa (Org). Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. PUCRS, Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

VERDI, Marta Inês Machado; DA ROS, Marco Aurélio; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Saúde e sociedade. Universidade Aberta do SUS. Florianópolis: UFSC, 2010.