Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
TEXTOS MOTIVACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DO PROCESSO DE TRABALHO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG
Thauana Mericcy Mota Santos, Clarissa Silva Pimenta, Luciana Alves Silveira Monteiro, Jaqueline Marques Lara Barata

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A implementação dos textos motivacionais incentivam os profissionais, e tem uma relação direta com a qualidade dos serviços prestados, principalmente nos setores com maior demanda como a porta de entrada de um hospital. As unidades de urgências e emergência possuem intensa procura por atendimentos, sendo um dos motivos para que os profissionais dessas unidades desenvolvam habilidades para a tomada de decisão rápida e precisa. Contudo, em alguns momentos, essas exigências tornam-se motivos de estresse, dificultando o atendimento humanizado e as relações interpessoais. Dessa forma, faz-se necessário a implementação de estratégias de humanização, visando, principalmente, a melhoria nas relações interpessoais entre profissionais e a melhoria da qualidade da assistência e valorização dos sujeitos envolvidos neste processo. Desse modo, o objetivo desse projeto promover a manutenção da motivação profissional, e consequentemente da autoestima e incentivo ao trabalho em equipe através dos textos motivacional em um setor de urgência e emergência de um hospital de grande porte na cidade de Belo Horizonte/MG. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um grupo de acadêmicos do setor de humanização, que realiza diariamente textos motivacionais com temas que envolve o processo de trabalho como: trabalho em equipe, mudanças de comportamentos em busca de novas estratégias para diversas soluções, valorização das próprias qualidades e de outros, resiliência. Além disso, são feitas avaliações mensais por meio de conversas com os colaboradores para verificar a eficiência desse método. RESULTADOS: Os textos motivacionais voltados para os profissionais no setor de urgência e emergência promovem a construção de um ambiente mais ameno, além de melhor acolher e valorizar os colaboradores, que relatam ser este um momento de reflexão e minimização do estresse diário. Percebe-se que mesmo diante de ocasiões nas quais os profissionais apresentavam-se resistentes, as atividades desenvolvidas têm despertado o lado sensível dos servidores e melhorado as relações entre os mesmos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da realidade e do estresse comum dos profissionais das unidades de emergência hospitalar, enxerga-se a necessidade de se atuar de forma mais humanizada no acolhimento e escuta dos mesmos. O texto motivacional vem como um instrumento para motivar os profissionais e conseguir trabalhar as relações interpessoais no processo de trabalho.

Palavras-chave


Textos motivacionais; Humanização; Motivação profissional

Referências


BENEVIDES,R.; PASSOS, E. A humanização dos serviços e o direito à saúde.

Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p.1342-1353, set./out.

2004.

SOLER, Ana Paola Sarpi Chiodo et al. Motivação e humanização: fatores de relevância no tratamento terapêutico e na formação do profissional em reabilitação. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. São Paulo, v. 4, n. 1. 2004. Acesso em: 10/07/15.