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O desenvolvimento de Estratégias de Gestão do Trabalho nas secretarias de saúde da região Centro-Oeste do Brasil
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
APRESENTAÇÃO: Com o avanço das novas tecnologias, estabeleceu-se um novo cenário global que influencia diretamente a organização dos processos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, percebe-se uma exigência de adequações das práticas existentes para lidar com as incertezas das transformações e com as novas necessidades que surgem na sociedade. Um dos grandes desafios do SUS é criar estratégias eficazes para a superação de seus problemas, respondendo às necessidades da população, buscando construir formas de gerenciar que tornem o sistema mais integrado e eficaz. Sendo assim, constata-se um quadro desafiador para a área de Gestão do Trabalho que assume papel estratégico, considerando sua atuação nas políticas de valorização do trabalho e do trabalhador. Objetivo: O objetivo deste trabalho é mapear o desenvolvimento de estratégias de Gestão do Trabalho nas instituições públicas municipais e estaduais de saúde da região Centro-Oeste do Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre as estruturas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde das secretarias municipais e estaduais de saúde da região Centro-Oeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação aplicado aos alunos do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – modalidade EaD, desenvolvido pelo Observatório RH da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o Ministério da Saúde. O roteiro foi aplicado através da plataforma virtual de aprendizagem do curso e continha questões abertas e fechadas sobre as estruturas dos setores de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Os dados deste estudo foram analisados através da estatística descritiva. RESULTADOS: Foram observadas as estruturas de Gestão do Trabalho de 90 instituições de saúde da região Centro-Oeste do Brasil, sendo 04 instituições no nível estadual e 86 no nível municipal. Foi constatado que 47,77% destas instituições desenvolvem Avaliação de Desempenho, 28,88% administram Plano de Cargos, Carreiras e Salários e apenas 16,66% possuem Mesa de Negociação. Nota-se que há práticas que se destacam com um elevado índice de desenvolvimento, como a Avaliação de Desempenho. Entretanto, há estratégias de gestão que são pouco utilizadas, como a Mesa de Negociação que, apesar de sua importância para a democratização das relações de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde, ainda é pouco desenvolvida. Observou-se também que 50% das instituições estudadas gerenciam sistemas de informação em Recursos Humanos e que 52,22% delas têm cadastro digital de seus colaboradores. Esses dados demonstram uma incorporação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas instituições públicas de saúde, visando melhorar o gerenciamento da força de trabalho através da utilização da informação. CONSIDERAÇÕES: Ressalta-se a importância da utilização de estratégias de gestão como a Avaliação Desempenho e a Mesa de Negociação, aliadas ao uso de sistemas de informação em Recursos Humanos. Defende-se que o uso associado desses três mecanismos de gestão fortalecerá as políticas de valorização trabalhador do SUS e, seguramente, proporcionará melhorias expressivas no gerenciamento dos processos de trabalho.
Palavras-chave
Estratégias de Gestão do Trabalho; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Recursos Humanos em Saúde
Referências
CASTRO, Janete Lima de; VILAR, Rosana Lúcia Alves de; LIBERALINO, Francisca Nazaré. Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1. ed. rev. Natal: EDUFRN, 2014. 271 p.