Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE
Carine Muniz, Juliano Rodrigues Adolfo, Tania Cristina Malezan Fleig, Miriam Beatrís Reckziegel

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Na busca pela necessidade de adequação na assistência integral à saúde, atrelada à prática e educação interdisciplinar continuada, e através da parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação, o Hospital Santa Cruz (HSC), mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC), iniciou o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS), em março de 2014. A residência conta com a participação de oito categorias profissionais: enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia e educação física, atuando no hospital de ensino e na rede básica de saúde do município, totalizando a inserção anual de 20 residentes. Descrição da experiência: O período do relato corresponde aos primeiros doze meses da inserção no PRMS. A partir de um diagnóstico inicial, o profissional de Educação Física foi inserido em seus lócus de prática: programa de reabilitação cardiorrespiratória e metabólica e projetos como: grupo de gestantes, grupo de acolhimento aos acompanhantes, projeto educação em saúde na pediatria “Equipe MultiAlegria”, comissão de ergonomia e ginástica laboral. Inclui-se ainda a carga horária teórica de 12 horas, totalizando 60 horas semanais, entre teoria e prática. Na reabilitação cardiorrespiratória são realizadas orientações quanto à realização dos exercícios, testes de aptidão física e cardiorrespiratória, monitoramento dos sinais vitais, trabalho realizado em conjunto com a fisioterapia. No grupo de gestantes, a atividade é voltada à orientação postural. A participação na implantação e estruturação do Acolhimento aos acompanhantes, a partir do Programa Nacional de Humanização, consiste em uma ferramenta de práticas educativas em saúde aos acompanhantes de uma ala assistencial do hospital. A “Equipe MultiAlegria” é um projeto de educação em saúde desenvolvido na pediatria. Na comissão de ergonomia e ginástica laboral são realizadas ações direcionadas à saúde do trabalhador, com orientações voltadas à promoção da saúde e exercícios físicos durante a jornada de trabalho. Para consolidação das práticas são desenvolvidas atividades teóricas, além das disciplinas, como os Grand Rounds, casos clínicos discutidos interdisciplinarmente com foco na atenção multiprofissional em saúde e os Clubes de Revista, apresentação de artigo científico de alto fator de impacto, discutido no grande grupo com a participação de tutores, preceptores e profissionais convidados. Efeitos alcançados e recomendações: Diante da necessidade constante de formação e qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, o PRMS vem para reforçar a troca entre os saberes da ciência e da prática. Entretanto, por este programa estar na fase de formação final da primeira turma, alguns pontos ainda está em processo de construção, principalmente na atuação interdisciplinar. Quanto à inserção do profissional de Educação Física, foi uma busca constante por campos de atuação no ambiente hospitalar, tendo em vista que antes do programa não havia este profissional no HSC, e sua contratação se deu pela necessidade de um preceptor que acompanhasse as atividades desenvolvidas pelo residente. Nesta perspectiva, o desafio está na mudança que se apresenta para o olhar interdisciplinar, onde os profissionais possam reconhecer o sujeito biopsicossocial, diante da singularidade, complexidade, integralidade deste nos diferentes contextos de inserção.

Palavras-chave


Educação Física, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde