Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TDICs: Um aliado a educação continuada em saúde
Caroline Amaral, Odival Faccenda, Marcia Maria de Medeiros, Kátia Gianlupi, Marcia Regina Martins Alvarenga

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação Continuada em Saúde (ECS) pode ser considerada o objeto de ligação entre as necessidades de aprendizagem e aprimoramento e as necessidades do mundo do trabalho, englobando os grupos dos profissionais atuantes ou não e transpassando as questões pessoais e unisetoriais, é a ferramenta de aprimoramento dos expedientes humanos das instituições, a qual transcende o cenário dos problemas pontuais do ambiente onde se trabalha e ponderam questões relevantes a diversos segmentos da instituição como um todo. Essas características a torna amplamente utilizada como instrumento de formação e desenvolvimento dos trabalhadores voltados à saúde (CECCIN; FERLA, 2013, BRASIL, 2004). No que tange especificamente aos profissionais da enfermagem, verifica-se que desde a graduação de enfermagem há a prática de atividades direcionadas a educação continuada, uma vez que a profissão exige  busca constante por aprimoramento, tendo em vista que a ciência e o saber científico não são estanques e que estão em constante evolução, além disto, é uma das funções do profissional enfermeiro é coordenar o setor de educação continuada das instituições, que quando instituído e funcionante, o processo de ensino e aprendizagem passa a ser parte das atividades diárias das organizações de saúde e dos profissionais que ali atuam. Neste âmbito de constante aprimoramento, se ampliarmos o olhar para a educação no todo, constata-se que no contexto global de desenvolvimento humano e tecnológico, houve uma valorização da informação de acesso rápido e fácil (BRASIL, 2004). Com relação à da educação brasileira e seus avanços técnicos e científicos, verifica-se o surgimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs e as tecnologias digitais da informação e da comunicação – TDICs a qual necessita da utilização de um computador, tablet ou smartfone com acesso à internet. Tais tecnologias permitiram uma difusão e interação dos saberes, de forma dinâmica e rápida. Outro fato característico das TDICs é a possibilidade da comunicação ocorrer de forma autêntica, independente, instantânea, sem limitar-se aos espaços físicos existentes, permitindo que os interlocutores se encontrem mesmo distantes (DAGOSTIN; RIPPA, 2014; ARAUJO; LOUREIRO; FREIRE, 2014). Essa nova configuração no âmbito da educação proporcionou o aperfeiçoamento, a difusão e maior adesão da modalidade de Educação a Distância – EAD, a qual de acordo com artigo 1ª do decreto 5.622/2005 caracterizam-se “como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação” possibilitando o desenvolvimento de atividades tanto do professor quando do aluno, de lugares diferentes em horários distintos (RODRIGUES; PERES, 2008). Com a EAD a educação deixou de estar restritas as salas de aulas, livros, e giz e passa a fazer parte do espaço cibernético. A prática da EAD no campo da saúde é uma realidade. A discussão sobre tal temática surgiu da proposta de trabalho do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o qual objetivo desenvolver uma plataforma virtual embasa na EAD, para que profissionais enfermeiros possam utilizar como aporte teórico ao desenvolvimento pessoal e profissional mediante a realização de EPS, o presente resumo traz dados preliminares sobre a opinião dos profissionais quanto à importância do ambiente cibernético. Objetivo: Criar um espaço virtual embasado na Educação a Distancia, para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde para os enfermeiros atuantes no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com a utilização da entrevista estruturada, e análise quantitativa dos dados, usando como caminho metodológico a pesquisa de campo. As entrevistas foram realizadas entre os meses de junho e setembro de 2015. Foram entrevistados 136 enfermeiros, assistencialistas e gerenciais, atuantes no Hospital Universitário da Grande Dourados e Hospital da Vida, ambos localizados no município de Dourados no Estado do Mato Grosso do Sul. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Objetiva-se com a ECS encontrar soluções a partir dos anseios por conhecimento acompanhado de dificuldades enfrentadas no ambiente de trabalho, o cenário de desenvolvimento da ECS considera a bagagem de experiências e as vivências dos envolvidos, sem que o saber do educador seja tido como superior em relação ao educado e, assim, originar mudanças no desenvolvimento das atividades profissional, na própria organização do trabalho e nas atividades de ensino. Partindo dessa premissa e acreditando que a educação é tida como um processo dinâmico e continuo, através do qual o conhecimento se constrói nas discussões pessoais utilizando-se do pensamento crítico-reflexivo, acrescida da compreensão de que as relações interpessoais geram um comprometimento pessoal e profissional, faz com que as ações de ECS, tornem os profissionais capacitados para exercer mudança no ambiente de trabalho (PASCHOAL; MANTOVANI; MÉIER, 2007). Compreendendo o universo da ECS atrelando a ele a dinamicidade do novo leitor no espaço cibernético foi perguntado a 136 enfermeiros se achavam interessantes uma plataforma virtual que tratasse de ECS, destes 96,3% assinalou que acham interessante e 3,7% não opinaram sobre. Esse valor é expressivo o que reforça o pensamento que o uso das tecnologias nasceu para “influenciar e modificar a rotina pessoal, social e profissional, facilitando a conexão entre os indivíduos, entre as empresas” assim como, permite a “disponibilização da informação a todos aqueles que têm acesso a um desses mecanismos tecnológicos”. Outro fato característico deste novo contexto é a possibilidade da comunicação ocorrer de forma autêntica, independente, instantânea, sem limitar-se aos espaços físicos existentes, permitindo que os interlocutores se encontrem mesmo distantes, “concede uma aparente aproximação” (Liedke, 2014, p. 120). A educação deixou de estar restrita as salas de aulas, livros, e giz e passa a fazer parte do espaço cibernético. Novas constantes nos parâmetros de ensino e aprendizagem transformam a forma de construção do conhecimento e a metodologia de ensino (RODRIGUES; PERES, 2008). A prática educacional em ambientes virtuais na enfermagem já ocorre em diversos seguimentos por meio da EAD, método que auxilia os docentes e discentes na averiguação de suas ações desenvolvidas no cotidiano, possui um caráter interativo, o que possibilita “redimensionar o espaço entre os diferentes atores envolvidos”. Permite que ambos desenvolvam um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que “interagem, virtualmente nas tarefas postadas, bem como no decorrer da disciplina” (SOUZA, 2013, p. 01). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ponderando o sobrescrito e tendo em vista a importância da ECS no âmbito da enfermagem, sabendo que ela é uma das atividades inerentes ao enfermeiro e de grande importância, possuindo o poder de modificar ações, qualificando a assistência de enfermagem prestada, considerando os avanços do mundo globalizado e a difusão ao acesso as redes cibernética é importante divulgar como mais uma possibilidade da busca pelo conhecimento a utilização da TDICs, uma vez que a tecnologia digital não se encontra fixa e estanque, esta a disposição do usuário em vários locais, incluindo a sua casa, permite a interatividade, contando com a flexibilidade de horários e a comodidade de ser utilizado quando e onde quiser o que vem a ser uma aliada fundamental para busca de informações e troca de experiência, no intuito de aprimorar as trocas de saberes realizadas dentro das equipes durante as ECS.

Palavras-chave


Educação Continuada em Saúde; Educação à distância; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Referências


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