Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Fonoaudiologia: formação, construção e integração entre saberes e práticas múltiplos
Claudia Maria de Lima Graça, Elis Brito Lima, Livia Maria Santiago

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


A graduação de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em ressonância às mudanças à formação em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos anos ampliou o espaço da saúde coletiva no currículo, reorientando as práticas de cuidado na atenção básica à saúde com ênfase na promoção (PS) e atenção primária à saúde (APS). O presente trabalho tem por objetivo narrar as experiências e as estratégias utilizadas por alunos da UFRJ, do curso de Fonoaudiologia, responsáveis por realizarem atividades de APS e PS, com os usuários do Instituto Mangueira do Futuro, cadastrados na Clínica da Família Dona Zica e no Centro Municipal de Saúde Tia Alice. O território das ações é o Morro da Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro. O foco do trabalho é com as crianças inscritas na escolinha de futebol, na faixa etária dos 04 aos 10 anos de idade, dos sexos masculino e feminino, e, as atividades e dinâmicas propostas priorizaram o desenvolvimento infantil de forma generalizada. Além de evidenciar as experiências como uma prática educativa, este relato também comprova a importância deste trabalho pelos fonoaudiólogos, através da abordagem de educação em saúde, respeitando os princípios e diretrizes do SUS uma vez que a APS representa um espaço de extrema relevância para a potencialização da comunidade e como um instrumento a qualificação em serviço dos profissionais da saúde tornando-os mais aptos para integrar as equipes multiprofissionais que são propostas pelo SUS.

Palavras-chave


Fonoaudiologia; educação em saúde; atenção primaria em saúde;

Referências


BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial 20 de setembro de 1990. 1990.

 

BRASIL1990. Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial de 29 de dezembro de 1990. 1990.

 

FEUERWERKER, L. C. M. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Livre Docência. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Departamento de Prática de Saúde Pública, 2012.

 

 

LARROSA, J.. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação, 2002.

 

 

MERHY, E. E. Saúde; a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec. 2002.

 

____________________ O cuidado é um acontecimento e não um ato. [s.d.] Disponível em http://www.eeaac.uff.br/professores/merhy/capitulos-17.pdf. Acessado em 03 de junho de 2015.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. . Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Coloeção Trans, vol. 1, 1995.