Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O uso de relatos de vivências sobre a administração e uso de medicamentos em aulas práticas de enfermagem como estratégia educativa no ensino de farmacologia
Rita de Souza Claudino, Agne Oliveira do Prado Morais, Rogério Dias Renovato

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: A estratégia de ensino “relato de vivências de aulas práticas de enfermagem” resulta em uma reflexiva aprendizagem como decorrente das experiências vividas pelos estudantes, em que se dá o confronto do conhecimento teórico com a realidade, e assim mediando o processo de aprendizagem do aluno. A aprendizagem através da experiência fortalece o entrelaçamento da teoria com a prática, bem como na produção de atos formativos mais potentes e criativos. Nos relatos de vivências, os acadêmicos podem expressar seus sentimentos durante essas aulas, enfocando suas expectativas e ansiedades, antes ou após essas práticas. O objetivo da pesquisa foi analisar os relatos de vivências sobre administração e uso de medicamentos em aulas práticas de enfermagem como estratégia educativa no ensino de farmacologia. MÉTODO: Pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, envolvendo estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), matriculados na disciplina de Farmacologia da segunda série. Todos os acadêmicos deviam estar em aula prática da enfermagem e consentirem participar da pesquisa através de termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). As vivências relatadas pelos acadêmicos eram provenientes das aulas práticas realizadas em Enfermagem Saúde da Mulher I, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde Mental, Enfermagem em Saúde da Criança I, Semiotécnica e Sistematização da Assistência de Enfermagem.  Foram analisadas 23 vivências. Os relatos trazem as experiências pessoais destacando a participação ou seu ponto de vista em relação à administração do medicamento. Através das aulas práticas os relatos se aproximam dos pressupostos da aprendizagem significativa. Além de induzir o processo de aprendizagem e suas habilidades também ficou perceptível, a descrição de reflexões, que não se limitaram apenas ao conteúdo técnico, mas avançaram em outras margens, dentre elas, a reciprocidade dialógica com o ser humano, foco do cuidado em enfermagem.