Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Inserção do Profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde
Raphaelly Machado Felix, Alex dos Santos Carvalho, Patricia Galarça Rodrigues

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO:A Educação Física (EF) vem ocupando nas duas últimas décadas um importante espaço junto à saúde pública, sendo contemplada em diversos programas no Sistema Único de Saúde (SUS). Isto tem gerado a implementação de políticas públicas que facilitam o acesso à prática da atividade física (AF) e oportunizam novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A EF se apresenta como uma ciência versátil, tornando a presença do Profissional da Educação Física (PEF) indispensável nas equipes multidisciplinares que atuam com as políticas públicas, este campo de atuação também vem sendo largamente percebido como uma área profissional fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças.Embora pareça estar havendo um olhar voltado para inserção do PEF no tocante ao SUS,o reconhecimento e importância de atuação deste profissional ainda está sendo conquistado. OBJETIVO: Verificar qual a percepção dos profissionais da saúde que atuam nas unidades de saúde quanto ao papel do PEF no SUS, assim como a forma que os próprios PEF percebem sua inserção no SUS. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa em fase inicial, pois o projeto ainda não foi inscrito na plataforma Brasil e também será posteriormente submetido ao comitê de ética da Universidade Federal do Pampa, para após a aprovação darmos início às entrevistas. As entrevistas serão estruturadas em duas etapas, uma pergunta aberta: Em sua opinião qual o papel do PEF junto ao SUS? E perguntas fechadas sobre quais as habilitações do PEF no SUS.  Este instrumento será aplicado em 10 das 20 unidades de saúde do município de Uruguaiana/RS, onde participarão somente o Coordenador da unidade e o PEF que atua junto à respectiva unidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Não há resultados até o momento, mas o que instigou este estudo foi à inquietação quanto à percepção dos demais profissionais de saúde quanto à atuação do PEF. As principais barreiras estão associadas à oferta de espaços físicos adequados para a prática de AF nas unidades, assim como a percepção da sociedade sobre os serviços de saúde pública. É possível ainda, perceber que as equipes de saúde apresentam uma visão limitada das ações do PEF, muitas vezes deixando o mesmo subutilizado. Porém o ponto nevrálgico parece estar relacionado à própria cultura da sociedade, que precisa ser repensada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto asseveramos que é preciso enfatizar na prevenção das doenças através de hábitos de vida saudáveis e repensar a própria formação do PEF, visando incitar novos olhares sobre o campo da EF para fortalecer suas interfaces com a saúde pública, estreitando o diálogo com outras áreas de conhecimento assim ganhando novos espaços e reconhecimento. Isto só reforça e justifica a importância da execução desta pesquisa.

Palavras-chave


Educação física; saúde coletiva; sistema único de saúde.