Tamanho da fonte:
PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE SAÚDE NO TERRITÓRIO COM IDOSOS
Última alteração: 2015-11-27
Resumo
O crescimento de idosos resultante da transição demográfica e epidemiológica vem ocorrendo no mundo. O presente estudo tem como objetivo implementar o Projeto Saúde no Território (PST) a partir dos problemas na saúde dos idosos, em uma unidade de Atenção Primária em Saúde em Fortaleza/CE. Trata-se de um estudo de intervenção, o referencial metodológico será o PST, que integra os seguintes princípios: territorialização, participação social, intersetorialidade, criação de espaços coletivos de discussão, e fortalecimento da integralidade do cuidado a partir de ações vinculadas à clínica, à vigilância em saúde e à promoção da saúde. Para que a proposta seja desenvolvida, utilizarão de reuniões, discussões dialogadas, observações diretas e entrevistas semiestruturadas, a serem realizadas em outubro a novembro de 2015. Os atores envolvidos no processo serão os idosos, as equipes de saúde e diversos atores da comunidade. Esta estratégia será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa na Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Fortaleza-CE. Os dados da entrevista serão analisados, dentro da abordagem qualitativa. Os resultados esperados na população idosa focam os pilares do PST. Conclui-se que a estratégia permite mobilizar os atores sociais e/ou instituições para mapeamento do território e busca conjunta de soluções para possíveis problemas enfrentados pelos idosos.
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde; Participação Social; Promoção da Saúde; Ação Intersetorial; Saúde do Idoso.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 28 p. : il.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27).
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Projeto de saúde no território [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Marta Inez Machado Verdi; Tanise Gonçalves de Freitas; Thaís Titon de Souza. 1. ed. – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.