Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DEPRESSÃO: PLANO DE INTERVENÇÃO EM ADOLESCENTES MORADORES NO BAIRRO SÂO JOSÉ. VIÇOSA DO CEARÁ. ANO 2014
Fatima Aparecida Ferreira Teixeira de Carvalho, KATTYA LÓPEZ LAMAR, Ysabely Aguiar Pontes Pamplona

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de Depressão e que cerca de 10% a 25% das pessoas possam apresentar um episódio depressivo em algum momento de sua vida. A depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional, ela é um problema sério com grande impacto na vida de um adolescente, se não for tratada, a depressão poderá conduzir a problemas na escola e em casa, abuso de drogas e até tragédias irreversíveis como homicídios ou suicídios. Este transtorno afetivo é muito prevalente na população adolescente do Bairro São José o que motivou a realização deste estudo, onde se espera trabalhar com 100% dos adolescentes pertencentes à UBS, mobilizar a população para ações multidisciplinares pela importância da prevenção da doença e garantir em 100% a continuidade do tratamento para os pacientes diagnosticados com depressão. Objetivos: Promover a qualidade de vida dos adolescentes com depressão, buscando a redução dos sintomas da doença nos pacientes atendidos na UBS. Método: A Unidade Básica de Saúde (UBS) São José se localiza na cidade de Viçosa do Ceará. Para isso dispõe de uma equipe de saúde formada por um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e sete agentes de saúde. Será realizada uma intervenção educativa de controle dos fatores de risco persistentes em adolescentes com diagnostico de depressão. Será aplicado um questionário para identificar os fatores de risco de depressão persistentes. A UBS São José tem 1327 pacientes na faixa etária de 13 a 18 anos dos quais 426 apresentaram sintomas de depressão, nesse momento existe um total de 211 cadastrados com diagnóstico de Depressão. Para realizar o presente estudo será selecionada uma amostra de 50 pacientes por método aleatório simples.   Para a compilação dos dados, será utilizado o software Excel 2007 e a análise estatística simples. O modelo de programa de intervenção educativa vai ser composto por dois desenhos metodológicos, em que o primeiro vai ter uma fase de diagnóstico, com aplicação de instrumento avaliativo. Na segunda fase vai-se apresentar um plano de ação com atividades encaminhadas a incidir sob os fatores de riscos identificados como persistentes na fase 1. Nele serão incluídas ações dirigidas aos Agentes Comunitários de Saúde com vistas a implementar a busca ativa de adolescentes com sintomas de depressão. Resultados Esperados: Melhorar a qualidade de vida dos pacientes adolescentes com depressão. Incidir sobre os fatores de risco persistentes em pacientes com essa doença com vista a melhorar sua incidência na população de adolescente da comunidade estudada, além de poder contribuir para melhorar o relacionamento interpessoal dentro da família e sociedade diminuindo a prevalência de adolescentes com diagnostico de depressão. Considerações Finais: Ressalta-se a necessidade de programar medidas que contribuam na detecção de fatores de risco persistentes em adolescentes com diagnostico de depressão e elaboração de ações encaminhadas a incidir neles e melhorar a qualidade de vida destes pacientes.         

Palavras-chave


Depressão; Vulnerabilidade; Adolescentes

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