Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
NOVO CIRCUITO DE ATENDIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL DA ONCOLOGIA DO HUAP: UMA PARCERIA JUNTO AO AMBULATÓRIO DE MASTOLOGIA
Thaislayne Nunes de Oliveira, Maria de Fátima Lima Muniz

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O Serviço Social atua no campo das políticas sociais, possibilitando a viabilização do acesso aos direitos sociais. O presente trabalho surgiu a partir de um projeto de intervenção do Serviço Social da oncologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) em parceria com ambulatório de mastologia do referido hospital, este projeto foi criado e desenvolvido com a inserção de Residentes Multiprofissionais em 2013-2015, tratando-se então de um relato de experiência. Durante os atendimentos na oncologia, observou-se que uma grande demanda dos usuários diagnosticados com câncer de mama obtinha a primeira orientação aos direitos sociais tardiamente, somente quando os mesmos eram encaminhados para o setor de oncologia. Com isso, se fizeram necessárias novas estratégias para atingir o maior número de usuários, no momento da definição do diagnóstico, impulsionando a inserção do Serviço Social de forma efetiva na equipe multiprofissional. Diante deste contexto, o assistente social é o profissional responsável pelas orientações aos usuários quanto os seus direitos, na democratização das informações e publicização para o acesso aos programas disponíveis, além de socializar os direitos sociais específicos aos usuários com câncer, assim, tornou-se essencial o acompanhamento sistemático em toda linha do cuidado oncológico, estabelecendo vínculo entre a equipe e os usuários, com vistas à integralidade do cuidado. Nesse sentido, se propõe a discutir a importância da intervenção do assistente social junto a usuários com câncer de mama, uma vez que segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer é o segundo mais prevalente no Brasil. A partir da realidade da oncologia do HUAP reafirma-se a necessidade de políticas sociais estatais que considerem as condições de vida da população no acesso ao diagnóstico e a adesão ao tratamento oncológico para a efetivação do acesso ao direito à saúde como descrito na carta constitucional. Para tanto, parte-se do entendimento que o processo saúde-doença não se restringe, apenas, as questões biológicas, mas que os determinantes sociais interferem tanto no adoecimento quanto no tratamento dos usuários. Utilizamos bibliografia de autores que trabalham conceitos de política social como Behring & Boschetti (2009), estatísticas apontadas pela estimativa 2014 do INCA, parâmetros de atuação do assistente social na política de saúde e autores que trabalham a temática do serviço social na oncologia como Silva e Santos (2013).  

Palavras-chave


SERVIÇO SOCIAL; ONCOLOGIA;

Referências


REFERÊNCIAS:

 

BEHRING & BOCHETTI. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, M. C. B.: SILVA, L.B.: ESTALINO, E.S: Processo de trabalho do serviço social no campo da oncologia: notas para reflexão IN: Serviço Social na saúde coletiva- reflexões e práticas. Ed: FAPERJ, Rio de Janeiro 2013.

 

Sites consultados:

 

www.inca.gov.br Acesso em 20 de agosto de 2014.    

portal.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/estimativas-de-incidencia-de-cancer-2012/estimativas_incidencia_cancer_2012.pdf Acesso em 16 de setembro de 2014 (Estimativas do INCA, 2012)