Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Educação em saúde: Síndrome do pensamento acelerado - SPA, como identificar e lidar com o mal do século em ambientes escolares
Adriano Fontoura Garcia, Simone Chaves

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: A Síndrome do pensamento acelerado (SPA), esta relacionado ao grande acumulo de informação recebida diariamente, por meio de vários veículos de comunicação tais como internet, celular, tablets, tvs a cabo entre outros. A cada inovação e atrativos tecnológicos uma surpresa, causando interesse, criatividade, apreciação sobre o moderno. Por outro lado estamos cada vez, mais dependentes da tecnologia e suas inovações. Isso pode trazer em longo prazo vários problemas de saúde. Cury (2014) alerta de que no campo da saúde muito se tem feito em relação ao tratamento de agravos relacionados ao rema da hiperatividade ou transtorno de déficit de atenção. O autor vem chamando a atenção de que determinados sintomas podem estar relacionados à SPA. Síndrome pode ser considerada o mal do século, junto, com a depressão e a ansiedade. Objetivo: O estudo trata-se de um Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Enfermagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. O projeto visa elaborar uma cartilha educativa contextualizando sobre o tema da SPA e os desafios do uso das tecnologias na vida das crianças em idade escolar alunos entre cinco (05) a dez (10) anos de idade. Tal projeto pretende apoiar educadores e famílias em relação aos estímulos diários que as crianças e adolescente tem e a  relação disto no contexto escolar. Metodologia: A pesquisa será um estudo transversal, que utiliza uma abordagem exploratória, descritiva e quantitativa. Resultados: A pesquisa esta em fase inicial, sendo assim, ainda não apresenta resultados finais. Considerações Finais: Esta pesquisa trará o beneficio de gerar ações de conhecimento sobre a SPA, as quais poderão ser utilizadas como ferramentas para a utilização de medidas educativas essenciais para obter uma melhor qualidade de vida, produzido assim, desta forma, um esclarecimento sobre riscos futuros na vida dos mesmos.

Palavras-chave


educação em saude, síndrome, enfermagem

Referências


APÓSTOLO JLA, FIGUEIREDO MH, MRNDES AC, RODRIGUES MA. Depressão, ansiedade e estresse em usuários de cuidados primários de saúde.  Rev. Latino-Am. Enfermagem 19(2):[06 telas] mar-abr 2011.

CERVO, A.L.; BERVIAN, A.P. Metodologia Cientifica. 5. Ed. São Paulo: Prentice

de evidencias para a prática da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GIL. C.A.; Projetos de pesquisa, 4.ed.; São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALES CAV, MACHADO AL. Vivendo com Depressão: Histórias de vida de mulheres. Ver Esc Enferm USP 2008; 42(3): 461-6.

GONÇALVES, B. & FAGULHA, T. (2004) Prevalência e diagnóstico de depressão em medicina geral e familiar. Revista Portuguesa de Clínica Geral, 20, 13-27.

Hall, 2002.

POLIT, D. F.; BECK, T. C. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação

REIS, N.T; RODRIGUES, C.S.C. Nutrição Clínica: Alcoolismo. Rio de Janeiro: Rubio, 2003.

SEVERINO AJ. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

STEFANELLI MC, FUKUDA IMK, ARANTES EC. Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. 1ª ed. São Paulo: Manoli, 2008.