Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Experiência de Aprendizagens Compartilhadas
MAIRA GABRIELA PEREGO, NILDO ALVES BATISTA

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Introdução: A educação interprofissional (EIP) ocorre quando dois ou mais profissionais de saúde aprendem sobre, com e entre si, de forma a permitir a colaboração entre os membros da equipe e proporcionar melhores resultados em saúde. Experiência de EIP, embora ainda pouco usuais no nosso meio, ocorre em alguns projetos pedagógicos de graduação em saúde, em projetos como pró e Pet Saúde e nas Residências Multiprofissionais em Saúde. No Brasil, não dispomos de instrumentos, construídos e validados, para avaliar estes contextos de aprendizagens compartilhadas. Objetivo: Apresentar a construção e validação de um instrumento de avaliação atitudinal de aprendizagens compartilhadas e o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (PRMAS). Metodologia: Para atingir o objetivo foi construída, aplicada e posteriormente validada por metodologia estatística, uma escala atitudinal, tipo Likert, com quatro opções de respostas que variavam de concordo totalmente a discordo totalmente. O processo de construção e validação incluiu a validação quanto ao conteúdo, pelo cálculo do coeficiente de correlação linear (r) e a confiabilidade do instrumento por meio da fórmula de Spearman-Brown. A escala foi aplicada aos egressos do PRMAS dos anos de 2010, 2011 e 2012, assim como aos preceptores e tutores do programa, totalizando 62 participantes. A concordância plena foi pontuada em 4 pontos e discordância plena em 1 ponto, refletindo a percepção e compreensão dos respondentes nas asserções propostas. Resultados: Os resultados apontam uma escala atitudinal com 95,24% de asserções validadas (apenas uma perda), sendo que o aceitável para critério de validação seria uma não validação de 30% a 40% das mesmas. O teste de confiabilidade foi de 93%, mostrando que o instrumento de pesquisa foi bem concebido e com densidade estatística. A escala atitudinal tipo Likert, foi composta de 3 dimensões, com 21 asserções, sendo que as dimensões investigadas foram: Aprendizagens Compartilhadas na Residência Multiprofissional, Formação para o Trabalho em Equipe e Desenvolvimento de competências para Práticas Colaborativas. Ressalta-se nos dados apresentados pelo processo de validação da escala atitudinal proposta, a qualidade da validação de conteúdo, com asserções construídas de forma clara e objetiva, proporcionando uma percepção bastante consistente entre os respondentes, bem como a confiabilidade do instrumento com resultados bastante satisfatórios. Considerações Finais. A construção e validação de escalas atitudinais é um processo complexo, demandando, muitas vezes, pesquisas complementares para aperfeiçoar os instrumentos propostos. Esperamos que a escala atitudinal validada estatisticamente possa representar um avanço diante da escassez de instrumentos de avaliação da educação interprofissional, aprendizagens compartilhadas e práticas colaborativas disponíveis nacionalmente. Por outro lado, contribui, por meio da avaliação, para subsidiar a melhora contínua dos processos formativos na Residência Multiprofissional e outros contextos que tenham como princípios a educação interprofissional.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Avaliação Educacional; Aprendizagem; Educação de Pós-Graduação.

Referências


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