Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROMOVENDO A CULTURA DE PAZ COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Maristela Farias Silva, Nadirlene Pereira Gomes, Rosana Santos Mota, Jordana Brock Carneiro, Raiane Moreira dos Santos, Kátia Cordélia Cunha Cordeiro, Amanda Silva Dias dos Santos, Taise Caroline dos Santos Novaes Farias

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: As atividades de extensão são práticas acadêmicas que interligam a Universidade e a comunidade nas suas atividades de ensino e pesquisa, possibilitando a formação do profissional cidadão através da busca do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações da academia. Neste sentido, o projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), intitulado: “Estratégias para prevenção/enfrentamento da violência em uma escola pública em Salvador/BA”, Edital nº 028/2012, e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, sob Parecer nº 384.208/13, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Violência, Saúde e Qualidade de Vida (VIDA)”, possibilitou uma atividade de extensão em uma escola pública localizada na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, denominada de “Coquetel de Férias” com o objetivo de promover a cultura de paz e não violência. As atividades foram realizadas durante as férias escolares e envolviam atividades relacionadas à prevenção da violência em suas diversas especificidades, bem como atividades ligadas aos componentes curriculares dos alunos.  Desenvolvimento: A atividade educativa foi executada na Escola Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no Bairro Fazenda Grande do Retiro. Foram realizados 7 encontros, nas datas: 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2015, com 12 alunos do ensino fundamental. As atividades foram realizadas por estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Enfermagem, da Universidade Federal da Bahia. No primeiro dia houve uma dinâmica de apresentação para aproximação entre as partes, também foi realizada uma “pactuação” com a finalidade de estabelecer as regras de convivências e firmar acordos de respeito mútuo. Neste dia, foi explanado acerca da gincana: “Não violência e cultura de paz”, por conseguinte foram estabelecidas tarefas que deveriam ser realizadas diariamente. As tarefas incluíam ajuda e respeito ao próximo, idosos, familiares e/ou responsáveis, questões envolvendo a fraternidade, mediação de conflitos e ajuda na realização das tarefas domésticas. Foi acordado que ao final de cada encontro haveria discussões a respeito das tarefas realizadas pelos alunos para a prevenção da violência. Também foi disponibilizado, nesse encontro, o cronograma de toda a atividade para os alunos presentes. O segundo dia foi denominado: “Dia das profissões e discussão sobre o Hino Nacional do Brasil”. Neste encontro, profissionais da área de saúde, educação e humanas, em sua maioria ex-alunos da rede pública, foram falar da sua profissão e sobre o percurso para adentrar a universidade, essa atividade teve por finalidade estimular os alunos da escola pública a buscar melhores condições de vida através do estudo. O segundo momento desse dia foi praticado o Hino Nacional, no qual se levantou curiosidades e discussões sobre os significados das palavras que compõem o Hino. O 3º dia, conhecido como: “Bingo matemático” ocorreu através de atividades com a lógica e operações matemáticas em torno de um bingo, com o objetivo de estimular o estudo da matemática de forma lúdica. No 4º dia, intitulado de: “História dançada” foi utilizada letras de músicas com enredo histórico do Brasil e/ou Salvador para possibilitar aos alunos conhecimentos dos fatos históricos. No 5º dia, foi realizada uma aula de ginástica localizada, com o auxílio de um educador físico que fez uma explanação sobre a importância das atividades físicas para a vida do indivíduo.  O 6º dia, foi executado o “Português em ação”, houve a utilização de poema e paródia musical sobre a violência e cerca da cultura de paz para trabalhar normas gramaticais e interpretação de texto. No último encontro, sucedeu-se com o encerramento da dinâmica de não violência e cultura de paz. Os alunos levaram suas tarefas diárias pontuadas e apresentaram uma parodia sobre a não violência e cultura de paz. Os alunos foram premiados e receberam certificados pela participação. Ao final de todos os encontros houve um lanche para confraternização. Resultados: Durante as atividades os alunos apresentaram-se participativos e demonstraram interesse em se envolver de atividades futuras. Eles opinaram sobre as atividades realizadas e fizeram sugestões para os próximos “coquetéis de férias”.  O trabalho com os alunos da escola pública revelou-se uma oportunidade ímpar para adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar o conhecimento já adquiridos.  Quando ocorreu o trabalho com o Hino Nacional do Brasil foi evidenciado que muitos alunos não conheciam por completo a letra e também não conheciam o significado de muitas palavras que compõem o Hino Nacional. Outra atividade importante para ampliar e consolidar o conhecimento foi o Bingo matemático, utilizou-se a tabuada para que os alunos fizessem contas de adição, subtração, multiplicação e/ou divisão, para achar o número sorteado, e o ganhador do bingo angariou uma premiação. A “História dançada” foi um momento considerado bastante produtivo pelos alunos, durante a atividade foi possível usar a disciplina história, e assim poder contar datas marcantes através das músicas, onde se utilizou como exemplo a música “Retirantes, de Dorival Caymmi” que fala sobre a escravidão no Brasil, e a música “Chama a gente, de Luiz Caldas” que expressa sobre a origem de vários bairros de Salvador.  A atividade de “Ginástica localizada” possibilitou aos alunos a aprenderem se exercitar de maneira segura, fácil e sem custo financeiro. A atividade de “Português em ação” favoreceu que os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de violência e mediação dos conflitos por meio do diálogo.  É importante ratificar que todas as atividades realizadas tinham como pano de fundo a prevenção da violência e a promoção da cultura de paz, deste modo, ao término de cada dia era discutido as tarefas da gincana relacionadas com essa temática. Considerações finais: Consideramos que o “Coquetel de férias” proporcionou um espaço de lazer e aprendizado aos alunos da escola pública, com enfoque para a prevenção da violência e a promoção da cultura de paz. Salientamos a importância de inserir nas escolas atividades lúdicas que tenham por objetivo estimular o desenvolvimento intelectual dos estudantes e promover uma vida livre da violência. Acreditamos que essas atividades contribuem para o empoderamento dos alunos, a buscarem suas realizações pessoais e profissionais, e proporcionarem um mundo melhor. De igual modo, a atividade foi um momento de grande aprendizado para os graduandos da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal da Bahia, que tiveram a oportunidade de se inserir na atividade de extensão, trocar experiências e ampliarem seus conhecimentos na busca do enfrentamento da violência.

Palavras-chave


Violência; Educação da População; Enfermagem.