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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROMOVENDO A CULTURA DE PAZ COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Última alteração: 2015-10-19
Resumo
Introdução: As atividades de extensão são práticas acadêmicas que interligam a Universidade e a comunidade nas suas atividades de ensino e pesquisa, possibilitando a formação do profissional cidadão através da busca do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações da academia. Neste sentido, o projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), intitulado: “Estratégias para prevenção/enfrentamento da violência em uma escola pública em Salvador/BA”, Edital nº 028/2012, e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, sob Parecer nº 384.208/13, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Violência, Saúde e Qualidade de Vida (VIDA)”, possibilitou uma atividade de extensão em uma escola pública localizada na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, denominada de “Coquetel de Férias” com o objetivo de promover a cultura de paz e não violência. As atividades foram realizadas durante as férias escolares e envolviam atividades relacionadas à prevenção da violência em suas diversas especificidades, bem como atividades ligadas aos componentes curriculares dos alunos. Desenvolvimento: A atividade educativa foi executada na Escola Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no Bairro Fazenda Grande do Retiro. Foram realizados 7 encontros, nas datas: 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2015, com 12 alunos do ensino fundamental. As atividades foram realizadas por estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Enfermagem, da Universidade Federal da Bahia. No primeiro dia houve uma dinâmica de apresentação para aproximação entre as partes, também foi realizada uma “pactuação” com a finalidade de estabelecer as regras de convivências e firmar acordos de respeito mútuo. Neste dia, foi explanado acerca da gincana: “Não violência e cultura de paz”, por conseguinte foram estabelecidas tarefas que deveriam ser realizadas diariamente. As tarefas incluíam ajuda e respeito ao próximo, idosos, familiares e/ou responsáveis, questões envolvendo a fraternidade, mediação de conflitos e ajuda na realização das tarefas domésticas. Foi acordado que ao final de cada encontro haveria discussões a respeito das tarefas realizadas pelos alunos para a prevenção da violência. Também foi disponibilizado, nesse encontro, o cronograma de toda a atividade para os alunos presentes. O segundo dia foi denominado: “Dia das profissões e discussão sobre o Hino Nacional do Brasil”. Neste encontro, profissionais da área de saúde, educação e humanas, em sua maioria ex-alunos da rede pública, foram falar da sua profissão e sobre o percurso para adentrar a universidade, essa atividade teve por finalidade estimular os alunos da escola pública a buscar melhores condições de vida através do estudo. O segundo momento desse dia foi praticado o Hino Nacional, no qual se levantou curiosidades e discussões sobre os significados das palavras que compõem o Hino. O 3º dia, conhecido como: “Bingo matemático” ocorreu através de atividades com a lógica e operações matemáticas em torno de um bingo, com o objetivo de estimular o estudo da matemática de forma lúdica. No 4º dia, intitulado de: “História dançada” foi utilizada letras de músicas com enredo histórico do Brasil e/ou Salvador para possibilitar aos alunos conhecimentos dos fatos históricos. No 5º dia, foi realizada uma aula de ginástica localizada, com o auxílio de um educador físico que fez uma explanação sobre a importância das atividades físicas para a vida do indivíduo. O 6º dia, foi executado o “Português em ação”, houve a utilização de poema e paródia musical sobre a violência e cerca da cultura de paz para trabalhar normas gramaticais e interpretação de texto. No último encontro, sucedeu-se com o encerramento da dinâmica de não violência e cultura de paz. Os alunos levaram suas tarefas diárias pontuadas e apresentaram uma parodia sobre a não violência e cultura de paz. Os alunos foram premiados e receberam certificados pela participação. Ao final de todos os encontros houve um lanche para confraternização. Resultados: Durante as atividades os alunos apresentaram-se participativos e demonstraram interesse em se envolver de atividades futuras. Eles opinaram sobre as atividades realizadas e fizeram sugestões para os próximos “coquetéis de férias”. O trabalho com os alunos da escola pública revelou-se uma oportunidade ímpar para adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar o conhecimento já adquiridos. Quando ocorreu o trabalho com o Hino Nacional do Brasil foi evidenciado que muitos alunos não conheciam por completo a letra e também não conheciam o significado de muitas palavras que compõem o Hino Nacional. Outra atividade importante para ampliar e consolidar o conhecimento foi o Bingo matemático, utilizou-se a tabuada para que os alunos fizessem contas de adição, subtração, multiplicação e/ou divisão, para achar o número sorteado, e o ganhador do bingo angariou uma premiação. A “História dançada” foi um momento considerado bastante produtivo pelos alunos, durante a atividade foi possível usar a disciplina história, e assim poder contar datas marcantes através das músicas, onde se utilizou como exemplo a música “Retirantes, de Dorival Caymmi” que fala sobre a escravidão no Brasil, e a música “Chama a gente, de Luiz Caldas” que expressa sobre a origem de vários bairros de Salvador. A atividade de “Ginástica localizada” possibilitou aos alunos a aprenderem se exercitar de maneira segura, fácil e sem custo financeiro. A atividade de “Português em ação” favoreceu que os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de violência e mediação dos conflitos por meio do diálogo. É importante ratificar que todas as atividades realizadas tinham como pano de fundo a prevenção da violência e a promoção da cultura de paz, deste modo, ao término de cada dia era discutido as tarefas da gincana relacionadas com essa temática. Considerações finais: Consideramos que o “Coquetel de férias” proporcionou um espaço de lazer e aprendizado aos alunos da escola pública, com enfoque para a prevenção da violência e a promoção da cultura de paz. Salientamos a importância de inserir nas escolas atividades lúdicas que tenham por objetivo estimular o desenvolvimento intelectual dos estudantes e promover uma vida livre da violência. Acreditamos que essas atividades contribuem para o empoderamento dos alunos, a buscarem suas realizações pessoais e profissionais, e proporcionarem um mundo melhor. De igual modo, a atividade foi um momento de grande aprendizado para os graduandos da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal da Bahia, que tiveram a oportunidade de se inserir na atividade de extensão, trocar experiências e ampliarem seus conhecimentos na busca do enfrentamento da violência.
Palavras-chave
Violência; Educação da População; Enfermagem.