Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DA SAÚDE COM UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Renata Galvão Diniz do Nascimento e Silva

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


Apresentação: A importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação incluindo a Educação a Distância (EAD) torna-se evidente e vem sendo muito utilizada e aceita em todo o mundo. Na área da saúde tem sido cada vez mais discutida em seus processos educacionais, pois o crescimento da EAD tem proporcionado aos profissionais muitas oportunidades de atualização e capacitação conciliadas ao serviço. O projeto será executando na Escola Técnica do SUS – ETSUS do Rio Grande do Norte por possuir competência para formação de profissionais do nível médio do SUS. Desenvolvimento: Este projeto de intervenção tem o objetivo de oferecer capacitações pedagógicas na modalidade a distância, já que muitos profissionais não dispõem de tempo para participar de momentos presenciais e acaba prejudicando a assiduidade dos docentes gerando grande evasão. A EAD também proporciona a aproximação dos profissionais distantes da sede da Escola e aumento do número de profissionais envolvidos. Será oferecida uma capacitação na modalidade a distância, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 88 horas, com isso diminui os encontros presencias na Escola. Resultados: Pretendemos com esta intervenção melhorar cada vez mais o processo de capacitação pedagógica oferecido pela ETSUS do RN, bem como oferecer novas metodologias na modalidade EAD. Considerações finais: As ferramentas de EAD podem auxiliar vários processos formativos na Escola, inclusive a formação de docentes, já que temos a possibilidade de interagir, não só nas capacitações, bem como no acompanhamento dos cursos descentralizados, como forma a melhorar o diálogo, além da troca de materiais no Ambiente Virtual de Aprendizagem qualificando os processos de capacitação e educação permanente dos docentes envolvidos.

Palavras-chave


Educação profissional; Formação docente; CEFOPE-RN

Referências


BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc. vol.25 no.89 Campinas Sept./Dec. 2004.

BARRON TORREZ, Milta Neide Freire. Políticas de formação docente para educação profissional técnica na área da saúde, na perspectiva da reforma sanitária. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2014.

FIOCRUZ. ENSP. Educação a Distância. Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde. Caderno do Tutor. Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim (coord.). Rio de Janeiro, EAD/ENSP, 2008.

 

LIMA, Julio; MATTA, Gustavo. Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008.

LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Ser professor: necessidade de formação profissional específica. Revista Formação, n. 4, 2002.

FRANZOI, N. L.; SILVA, C. O. L. B. Desvelando os saberes da docência na educação profissional. Bol. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 38-57, set./dez. 2014.

FRIGOTTO, G. Qualidade e Quantidade da Educação Básica no Brasil: Concepções e Materialidade. Rio de Janeiro: Texto impresso. 2012.

FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M. O Trabalho Como Princípio Educativo No Projeto De Educação Integral De Trabalhadores- Excertos. 2012. Disponível em:.http://www.pb.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/201179171745208frigotto_ciavatta_ramos_o_trabalho_como_principio_educativo.pdf. Acesso em: 31 de agosto de 2015.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem – COEB: Florianópolis, 2013.

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Disponível em: <http:// http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a04v32n116.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2015.