Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PERCEPÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO NO CURRÍCULO INTEGRADO
Renan Pontes Petinelli, Sávio Aparecido Melo da Silva, Maria José Sparça Salles

Última alteração: 2015-11-18

Resumo


APRESENTAÇÃO: As discussões sobre a formação médica, além de se voltarem para a revisão dos conteúdos curriculares, também vêm repensando as metodologias de ensino no sentido de torná-las mais adequadas ao perfil do profissional que se quer formar. A concepção da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem se destacando como proposta metodológica que pode responder aos anseios de mudança curricular dos cursos de Medicina no País e no cenário mundial. O debate em torno da ABP vem sendo implementada, avaliada, criticada e defendida a mais de 18 anos no Brasil. Este trabalho teve como objetivo identificar os aspectos que favorecem e que dificultam o processo ensino-aprendizado no currículo integrado, na percepção do professor-tutor. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Aspectos qualiquantitativos foram avaliados por meio de um questionário semiestruturado, que foi aplicado aleatoriamente aos professores-tutores (número de 40) da 1ª à 4ª série. O estudo baseou-se nos aspectos que favorecem e que dificultam o processo ensino-aprendizado ao longo dos oito passos da metodologia ABP e situações vivenciadas neste contesto. Para análise dos dados, foram utilizados: distribuição de frequência relativa e análise de conteúdo. RESULTADOS: Quanto aos questionamentos sobre os aspectos favoráveis, obteve-se como respostas predominantes: estimular a busca proativa de conhecimento (41,66%); possibilidade de estudar um assunto de forma interdisciplinar (12,50%); estimular o raciocínio (8,33%). Em relação aos aspectos desfavoráveis, as respostas prevalentes foram: especialistas inseridos em áreas onde não atuam (17,39%); falta de tempo e dedicação dos tutores (13,04%); pouco tempo com os alunos não gera vínculo (8,69%); o estudante não se aprofunda o suficiente no assunto das áreas básicas (8,42%). CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados apresentaram vantagens da ABP, indicando que o aluno é estimulado a buscar o conhecimento de forma proativa e correlacioná-lo de maneira interdisciplinar com outras abordagens, além de estimular o raciocínio já desde o primeiro ano do curso. Entretanto, são apontados fatores que poderiam ser melhorados por meio de uma reestruturação sistemática. Pode-se citar, especificamente, a redistribuição dos professores-tutores em módulos que contemplem suas áreas de atuação; maior disponibilidade de tempo e abordagem mais enfática nas áreas básicas. Dessa forma, os pontos favoráveis ao processo ensino aprendizagem listados seriam beneficiados. A concepção da ABP se destaca como proposta metodológica que pode responder aos anseios de mudança curricular dos cursos de Medicina no País.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Apoio Pedagógico.