Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Atributos de um bom professor e um bom ensino: o olhar do preceptor
Elaine Amado, Helga Maria Teixeira Cassiano, Mariana Falcão Tavares, Carmen Lúcia Leão de Biase, David Costa Buarque, Lenilda Austrilino, Rosana Brandão Vilela

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O docente não deve se limitar ao ensinamento dos conteúdos, mas, sobretudo, ensinar a pensar, pois “pensar é não estarmos demasiado certos de nossas certezas” (Paulo Freire). Cabe ao educador associar aquilo que o aprendiz sabe a uma linguagem culta ou científica, para ampliar os conhecimentos daquele que aprende, de forma a integrá-lo histórica e socialmente no mundo. As reflexões em torno dessas questões têm como propósito contribuir com a epistemologia da prática profissional do professor e explicitar aspectos que expressam o bom professor e o bom ensino na formação do profissional de saúde, pelo olhar do preceptor do serviço de saúde. Dadas as características do objeto, para sua melhor abordagem e discussão, a disciplina de Prática Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) optou por uma estratégia pedagógica que tem como objetivo relatar em seguida. Descrição da Experiência: Para apreender a percepção do preceptor sobre os atributos de um Bom Professor e o Bom Ensino foi solicitado aos mestrandos uma entrevista com sete preceptores. Após a entrevista os estudantes analisaram os dados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, que é uma proposta de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos de depoimentos, tendo como fundamento a teoria da Representação Social e seus pressupostos sociológicos, e foram incentivados e orientados a  preparar  um e seminário onde precisavam demonstrar de forma criativa os resultados. Resultados: O grupo de mestrandos durante sua apresentação evidenciou conceitos relevantes sobre a temática da docência e o Ensino. Utilizando-se desta estratégia de ensinagem, os estudantes encontraram duas ideias centrais na análise dos discursos do sujeito coletivo no que se refere ser um “bom professor”, na opinião dos preceptores: 1. O bom professor é o que conduz o aluno no processo de aprendizagem, que utiliza metodologias adequadas para esse processo; gosta do que faz e busca aperfeiçoamento permanente; 2. É aquele que respeita o aluno em suas fragilidades e potencialidades respeitando os limites individuais, lançando desafios para mantê-lo motivado com amor e afetividade. O “Bom ensino” evidenciou uma ideia central: Desenvolver o senso crítico, contextualizado e com aplicabilidade social. Observaram que os preceptores entrevistados têm concepções de que o ato de ensinar exige mais que o conhecimento. Exige trocar, intervir, educar, respeitar. Ao realizarem estas constatações promoveram articulação dos conteúdos específicos do módulo com as experiências prévias, possibilitando uma ressignificação das temáticas abordadas. As solicitações de ajuda provocaram trocas de informação para melhor compreensão de alguns conteúdos, configurando um processo de aprendizagem colaborativa, onde os estudantes puderam expor idéias, suposições e conhecimentos. Considerações Finais: A utilização da entrevista e do seminário foram fundamentais para a aproximação dos estudantes com os temas propostos. A estratégia pedagógica favoreceu a reflexão sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes ao docente do Ensino Superior, destacando a relevância do papel do professor na formação do futuro profissional da saúde.    

Palavras-chave


professor; docência; ensino; atributos; preceptor