Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A MINIMIZAÇÃO DOS RUÍDOS HOSPITALARES COMO ESTRATÉGIA HUMANIZADORA PARA PROMOVER A DIMINUIÇÃO DE DANOS AOS PROFISSIONAIS E BENEFICIÁRIOS DE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
Yanna Oliveira Botelho Guimarães, Camila Laura Queiroz Barroso, Luciana Alves Silveira Monteiro, Jaqueline Marques Lara Barata

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O trabalho está vinculado a várias significações e pode ser considerado, atualmente, parte importante da constituição dos indivíduos. Nesse sentido, para que as pessoas sejam capazes de construir-se como sujeito psicológico e social no ambiente de trabalho é necessário garantir não apenas a harmonia nas relações interpessoais, mas organização, flexibilidade e liberdade no trabalho. Sabe-se que o sofrimento pode manifestar-se em situações de desequilíbrio ambiental, social e psíquico, sendo os ruídos um desses agentes promotores de alterações fisiológicas e de sofrimento, inclusive nos setores hospitalares, seja para os trabalhadores, seja para os pacientes. O presente estudo tem por objetivo desenvolver ações que culminem na redução do ruído no ambiente hospitalar, através de intervenções de sensibilização com os profissionais, beneficiários e acompanhantes. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no qual foram realizadas intervenções para a sensibilização dos profissionais, beneficiários e acompanhantes buscando a necessidade de minimizar os ruídos em um hospital de grande porte em Belo Horizonte/MG. Além das atividades de intervenção e sensibilização, são realizadas mensalmente mensurações dos níveis de ruídos nos diversos setores institucionais, para que a partir dos valores obtidos seja possível avaliar a efetividade das ações e quais as possíveis alterações quanto a abordagem. RESULTADOS E IMPACTOS: As ações são implementadas desde Janeiro de 2015 e, desde então, nota-se, pelos indicadores de mensuração, que há redução progressiva no nível de ruídos no ambiente hospitalar, o que repercute positivamente para a recuperação do paciente e manutenção de equilíbrio organizacional nos setores, proporcionando maior conforto para as realização do trabalho pelos profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ambiente ruidoso é potencialmente nocivo à saúde, podendo gerar alterações na comunicação, baixo desempenho, fadiga, estresse, doenças e acidentes de trabalho. Percebe-se que a implementação de ações de sensibilização voltadas para a minimização dos ruídos é fundamental não somente para as relações entre os profissionais, mas também para melhor acolher os acompanhantes e valorizar a assistência aos pacientes.

Palavras-chave


Humanização da assistência, ruído, educação em saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS2 ed, Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humaniza_sus_marco_teorico.pdf>Acesso em: 08 mai. 2014.

NETO, Rui de Alencar Sampaio; MESQUITA, Fabrício Olinda de Souza; JUNIOR, Marçal Durval Siqueira Paiva; RAMOS, Francimar Ferrari; ANDRADE, Flávio Maciel Dias de; JUNIOR, Marco Aurélio de Valois Correia. Ruídos na unidade de terapia intensiva: quantificação e percepção dos profissionais de saúde. Rev. Bras. Ter. Intensiva, v. 22, n.4, p. 369-374, jul./nov., 2010.

OLIVEIRA, Elias Barbosa de; LISBOA, Márcia Tereza Luz. Exposição ao ruído tecnológico em CTI: estratégias coletivas de defesa dos trabalhadores de enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 13, n.1, p. 24-30, jan./mar., 2009.