Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Ensino da ética, bioética e da legislação em Enfermagem: relato de experiência
Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva, Joice Barbosa Batista, Mariluci Camargo Ferreira da Silva

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Introdução: A atuação profissional do enfermeiro levando em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCNs) visa à qualificação do discente para o exercício da profissão, através da formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Inclui como base o rigor científico e intelectual, pautando-se em princípios éticos e legais, com subsídios para intervenção de problemas ou situações saúde-doença, bem como na identificação das dimensões biopsicossociais. Esse profissional deve exercer a enfermagem de forma responsável, com senso social adequado e compromissado com a cidadania, sendo o principal promotor de saúde integral do ser humano. Também é válido ressaltar que as DCN’s para a graduação em enfermagem preconizam o perfil profissional, competências e habilidades tanto específicas quanto gerais, essenciais para formação, e de cunho obrigatório. Tais elementos devem estar presentes no estágio supervisionado; das atividades complementares; dos projetos pedagógicos; organizações de curso ou assuntos correlacionados, sendo de suma importância e primordiais para uma formação positiva nessa área da saúde. Dessa forma, evidencia-se nas DCNs a alta responsabilização do acadêmico de enfermagem no tocante ao futuro do seu exercício profissional, considerando como uma das competências e habilidades gerais desenvolvidas pelos formandos/egressos de enfermagem, a realização dos serviços prestados e o gerenciamento do processo de trabalho, dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional. Vale ainda lembrar que se faz fundamental e imperioso  o ensino da bioética e da ética nas escolas de enfermagem determinando uma visão deontológica por meio de orientações normativas, restritivas aos conjuntos de normas e códigos os quais serão trabalhados de forma teórica e abstrata. Ou seja, inserir um modelo de saúde que exija que os sujeitos sociais prestem serviços profissionais futuros de forma humanizada, flexível, criativa, interligada a consciência profissional ao cuidado ético na perspectiva da integralidade num todo. Desse modo, as ações profissionais futuras precisam pautar-se, a partir dos principais princípios bioéticos, a beneficência, a não maleficência, a autonomia e a justiça, subsidiando assim, a qualidade na assistência prestada. Objetivo: O presente estudo tem o intuito de relatar a experiência do ensino da ética, bioética e legislação da enfermagem e da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, elaborado a partir da atuação como docentes no curso de graduação em enfermagem na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, na disciplina de Bioética e Legislação em Enfermagem e em Saúde. Resultados: Para o desenvolvimento do conteúdo programático, foram realizadas aulas teóricas e aulas práticas, e para tanto, utilizou-se as seguintes metodologias de ensino: Aulas expositivas dialogadas; Discussão de textos após a realização do estudo dirigido; Apresentação e discussão de vídeos; Discussão em grupos; Elaboração e apresentação de trabalhos – painel integrado e/ou seminários; Aulas no laboratório de informática; Elaboração e apresentação escrita e audiovisual de estudos dirigidos e/ou seminários; Elaboração e apresentação de relatórios de atividades práticas. Os conteúdos trabalhados nas aulas foram: O surgimento e evolução da bioética na comunidade científica; Conceitos básicos de bioética, biodireito, direito sanitário, vulnerabilidade, direito à saúde e direitos humanos; O enfermeiro frente aos dilemas no campo da ética e bioética: bioética e atenção à saúde; morte e fase terminal; eutanásia; remoção de órgãos; tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante; transfusão sanguínea; Pesquisa com seres humanos; Política Nacional da Pessoa com Deficiência. Atenção à pessoa com deficiência e comportamentos inclusivos; Compromisso e juramento profissional. Nas aulas práticas foram trabalhados temas referentes à reprodução assistida/ planejamento familiar; relação profissional versus paciente e omissão de socorro, para aproximar a teoria à realidade vivenciada, foi apresentada notícias atuais disponíveis em meio eletrônico que mostravam estas situações. A partir da leitura das notícias, foram discutidos os princípios bioéticos, as legislações aplicadas e a postura profissional, solicitando a elaboração de um texto reflexivo sobre cada notícia. A referida disciplina teve por objetivos: proporcionar subsídios teóricos básicos para reflexão crítica e posicionamento profissional diante dos aspectos bioéticos e da legislação em enfermagem e em saúde do exercício da enfermagem; conhecer e analisar os dilemas no campo da bioética; proporcionar subsídios teóricos a respeito da legislação que regulamenta a atenção à saúde da pessoa com deficiência; proporcionar subsídios teóricos para uma reflexão crítica-analítica da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência; realizar uma reflexão crítica a respeito de um exercício profissional voltado ao cuidado humano de modo criterioso e com responsabilidade ético-profissional fundamentado em princípios da bioética. Ainda que alcançados os objetivos propostos na apresentação da disciplina, observou-se que alguns alunos pareceram não demonstrar interesse em discutir alguns temas, e isso talvez seja decorrente de concepções prévias, envolvendo religiosidade, valores morais ou até mesmo da ausência ou insuficiência do conhecimento e da importância para com as temáticas, provavelmente desconhecidas como ciência até aquele momento. Considerações finais: Percebeu-se empiricamente que os alunos parecem priorizar outras disciplinas, básicas e específicas, ocorrendo uma “negligência” das questões bioéticas e éticas. A inserção da ética e da bioética no currículo de enfermagem pode trazer grandes contribuições para o conhecimento dos graduandos, e a possibilidade em criar um planejamento de trabalho docente que mescla a teoria com prática, criando momentos de discussões e debates os quais geram reflexões durante todo processo de formação curricular. A transversalidade de conteúdo é fundamental para formação ética, reflexiva, consciente e responsável, com base nos principios éticos, bioéticos e na legislação geral e específica que influencia no exercício profissional. Considerações finais: O discente necessita conhecer e compreender que os conflitos ocorrem em meio à diversidade cultural e social do meio em que está inserido, e debater o exercício profissional com preceitos bioéticos, possibilitando a capacidade de agir conscientemente de forma crítica, reflexiva e responsável. Já ao docente, compete o papel de ser o facilitador dessa formação, pautado nos problemas do cotidiano dos profissionais de saúde, e nesse caso da enfermagem. Acima de tudo, no processo de planejamento do ensino, as Diretrizes Curriculares devem determinar o norte de seu exercício diário, enriquecendo ainda mais as estruturas curriculares dos futuros colegas de profissão.

Palavras-chave


Descritores: Bioética; Ética em Enfermagem; Legislação em Saúde

Referências


 

BEAUCHAMP, T. L.; CHILDRESS, J. F. Princípios de ética biomédica. 2nd. ed.Trad. L Pudenzi. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p.37.

FREITAS, G. F.; OGUISSO, T. Ocorrências éticas na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v.56, n.6, p.637-39, 2003.