Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO E BAIXO PESO E A CONFECÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jéssica Hipólito Castilhas, Emily Dourado Rastelli, Patrícia Weyand Gonçalves, Cristina Brandt Nunes, Maria Auxiliadora de Souza Gerk, Mayara Carolina Cañedo, Thays Luana da Cruz

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: A fim de prevenir doenças e agravos na infância é necessário o preparo da família e dos pais, por meio de ações educativas. A melhoria na atenção à saúde do recém-nascido pré-termo e baixo peso é imprescindível, pois traz possibilidades de diminuição de taxas de morbimortalidade perinatal. Objetivo: Expor a experiência da elaboração de uma cartilha educativa sobre os cuidados do recém-nascido pré-termo e baixo peso em domicílio aos pais, à família e aos cuidadores. Metodologia: uma das atividades privativas executadas pelo enfermeiro na atenção básica de saúde é a consulta de enfermagem ao recém-nascido pré-termo e baixo peso. Dessa maneira, verificou-se a necessidade de elaborar um material educativo constando informações sobre cuidados específicos para esta clientela. Anteriormente a essa elaboração foram realizados encontros entre estudantes, professoras e familiares, bem como, leituras em artigos científicos e livros que abordavam assuntos relacionados aos cuidados com o recém-nascido prematuro e baixo peso. Esta atividade fez parte do projeto de extensão universitária intitulado: “Perspectivas de cuidado na saúde da criança, do adolescente e da família” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que ocorreu no segundo semestre de 2014, em uma Unidade Básica de Saúde da Família de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Resultados: o material educativo desenvolvido contou com os seguintes itens: características do recém-nascido, vacinas, aleitamento materno, higiene, aquecimento, socialização, afetividade, crescimento, desenvolvimento, cuidados especiais e interações familiares. Considerações finais: a utilização da cartilha educativa poderá proporcionar maior entendimento aos pais, cuidadores e familiares sobre as ações e cuidados a serem realizados nessa etapa vulnerável de vida. 

Palavras-chave


Saúde da criança; Recém-Nascido Prematuro; Enfermagem Pediátrica.

Referências


MIYAKI, M.; SARQUIS, A. L.; SCHMIDTKE, D. C.; BECKER, A. M. Alta do recém-nascido prematuro, normal e patológico. In: PROCYANO, R.; LEONE, C.R. Programa de atualização em neonatologia. Porto Alegre: Artmed, 2006.p. 57-81.

SILVA, L.M.P.; OLIVEIRA, V.V.; ALMEIDA, J.A. Afeto entre mães-bebê de partos prematuros. Montes Claros: Revista Digital - Buenos Aires, 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd171/afeto-entre-maes-bebe-prematuros.htm. Acesso em set. 2015.